Notícias

Notícias

Projeto é lançado para prevenir mortes no trânsito no Pará 

Nesta quinta-feira, 8, será lançado em Belém o Projeto Vida no Trânsito, que tem origem na iniciativa da organização internacional Bloomberg de Segurança Viária, com o objetivo de subsidiar gestores nacionais no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações, por um período de cinco anos.

Os acidentes envolvendo veículos automotores estão entre as principais causas de mortes no Brasil e no mundo. De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, em 2010 o trânsito fez 40.610 vítimas fatais em todo país, sendo 147 somente na capital paraense. Atento a essa estatística, o Brasil aderiu, nesse mesmo ano, ao Projeto Vida no Trânsito. “Infelizmente, no Brasil os acidentes estão diretamente ligados ao comportamento dos condutores. De nada adiantam as regras e leis de trânsito, se no dia a dia eles não adotarem uma conduta responsável”, ressalta Carlos Valente, coordenador de Planejamento do Detran/PA.

No Pará o projeto é desenvolvido de forma integrada pelos órgãos de segurança pública e de saúde: Departamento de Trânsito do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Secretaria de Urbanismo (Seurb) e Universidade do Estado do Pará, além de represententes das Prefeituras de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e dos governos dos Estados do Tocantins e Minas Gerais.

Para Hélio Franco, secretário de Saúde do Pará, a inciativa é muito bem vinda e tem tudo para dar certo. “Há muito tempo que vínhamos lutando para que houvesse uma integração entre os órgãos, nas diferentes esferas, que proporcionasse um debate sobre essa questão da violência no trânsito. E esse projeto vai além das ações defensivas e preventivas, porque procura avaliar as causas na sua origem, ou seja, nas relações humanas que refletem um comportamento ofensivo ou imprudente”.

Durante a apresentação do projeto Vida do Trânsito, que acontece no Hotel Beira Rio, será lançado também o Seminário de Lançamento da Década pela Segurança Viária 2011-2020, em que será assinado um Termo de Compromisso que prevê a elaboração de um Plano Único de Ações a serem desenvolvidas de forma integrada, com o objetivo de reduzir a ocorrência de acidentes e mortes no trânsito.

Com informações da Agência Pará de Notícias


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *