08 de dezembro de 2025

Proteste avalia e encontra falhas em serviço de táxi em Curitiba


Por Mariana Czerwonka Publicado 13/07/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h09
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Táxi em CuritibaEm Curitiba, a Associação de Consumidores flagrou os motoristas utilizando o celular enquanto dirigiam

A Proteste Associação de Consumidores testou o serviço de táxi nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo, inclusive Curitiba. O resultado divulgado aponta algum tipo de falha em todas elas. Tarifas caras, cobranças indevidas, taxistas infratores e carros mal conservados, foram as irregularidades mais encontradas. “A prestação do serviço ainda deixa a desejar”, diz comunicado divulgado à imprensa.

No caso de Curitiba, onde a Proteste realizou quatro viagens — aeroporto-hotel, hotel-aeroporto — utilizando serviços de cooperativa localizada no aeroporto Afonso Pena e de um táxi convencional, a falha mais comum encontrada diz respeito às leis de trânsito. O motorista fez uso do celular no trajeto. O mesmo foi verificado em Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Foram constatadas falhas graves no cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, como cobrança de tarifas adicionais e não informação prévia ao consumidor sobre a mudança de bandeira na divisa de municípios. A exibição de adesivos com informações das tarifas foi encontrada apenas em Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Embora não sejam obrigatórios em todas as cidades, os adesivos são fundamentais para os passageiros.

A Proteste encaminhou os resultados do estudo às prefeituras e câmaras municipais das 12 cidades, pedindo fiscalização e aprimoramento legislativo.

Fonte: Bem Paraná

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

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