Proteste avalia e encontra falhas em serviço de táxi em Curitiba
Em Curitiba, a Associação de Consumidores flagrou os motoristas utilizando o celular enquanto dirigiam
A Proteste Associação de Consumidores testou o serviço de táxi nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo, inclusive Curitiba. O resultado divulgado aponta algum tipo de falha em todas elas. Tarifas caras, cobranças indevidas, taxistas infratores e carros mal conservados, foram as irregularidades mais encontradas. “A prestação do serviço ainda deixa a desejar”, diz comunicado divulgado à imprensa.
No caso de Curitiba, onde a Proteste realizou quatro viagens — aeroporto-hotel, hotel-aeroporto — utilizando serviços de cooperativa localizada no aeroporto Afonso Pena e de um táxi convencional, a falha mais comum encontrada diz respeito às leis de trânsito. O motorista fez uso do celular no trajeto. O mesmo foi verificado em Belo Horizonte, Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Foram constatadas falhas graves no cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, como cobrança de tarifas adicionais e não informação prévia ao consumidor sobre a mudança de bandeira na divisa de municípios. A exibição de adesivos com informações das tarifas foi encontrada apenas em Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Embora não sejam obrigatórios em todas as cidades, os adesivos são fundamentais para os passageiros.
A Proteste encaminhou os resultados do estudo às prefeituras e câmaras municipais das 12 cidades, pedindo fiscalização e aprimoramento legislativo.
Fonte: Bem Paraná