Notícias

Notícias

Provas para tirar carteira de motorista no RS serão filmadas 

Exames terão identificação biométrica e resultados inseridos em tablets. Segundo o Detran, edital para compras está sendo finalizado

O Detran-RS anunciou nesta quarta-feira (31) que prepara licitação para compra de equipamentos que irão qualificar os exames práticos para tirar carteira habilitação no Rio Grande do Sul. Serão implementadas mudanças tecnológicas como identificação biométrica e filmagem dos exames.

Segundo o órgão de trânsito, assim que o novo sistema entrar em vigor, serão usadas câmeras com capacidade para filmar dentro e fora do veículo, registrando todas as etapas da prova. Os exames também terão identificação biométrica dos candidatos, e os resultados serão registrados em tablets, eliminando os formulários em papel.

“Essa tecnologia vai qualificar o processo de exames de forma inédita. Iniciará de forma piloto em Porto Alegre, e após os ajustes necessários, se estenderá para todo o estado”, diz o presidente do Detran-RS, Alessandro Barcellos.

O objetivo do investimento, diz o Detran-RS, é dar mais transparência ao processo, padronizando os procedimentos e evitando fraudes. As imagens serão monitoradas através de uma central e arquivadas como prova da legitimidade do resultado. Mesmo assim, o candidato poderá entrar com recurso em caso de discordância.

Fonte: G1 Notícias


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *