Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de julho de 2024

Como é possível utilizar a minicidade na educação para o trânsito?

Qual seria a melhor maneira de utilizar as cidades mirins na educação para o trânsito? Portal do Trânsito & Mobilidade foi atrás da resposta.


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/11/2023 às 08h15
Ouvir: 00:00
Cidades mirins trânsito
Minicidade do Detran do Paraná. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Em diversos municípios brasileiros são comuns as minicidades ou cidades mirins como forma de ensinar valores e comportamentos importantes para as crianças, através das brincadeiras. Em muitos casos, aproveita-se a oportunidade para abordar a questão de educação para o trânsito, que é obrigatória em todos os níveis de ensino, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. No entanto, algumas vezes nas minicidades se costuma dar destaque apenas para o papel de condutor do veículo, o que não é uma boa estratégia, conforme o Portal do Trânsito abordou nesta matéria. Diante disso, qual seria a melhor maneira de utilizar a minicidade na educação para o trânsito? Fomos atrás da resposta.

De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, a principal orientação é planejar com antecedência a atividade. “Para quem atua na área de educação, isso é muito fácil. Esse planejamento pode abrir a cabeça não só dos alunos, mas a do professor também. Isso acontece, pois na medida em que você antecipa o que vai fazer, as possibilidades aparecem”, aponta.

O especialista ainda traz outra dica tanto para quem vai utilizar o espaço quanto para os gestores municipais.

“Lembre-se que brincar de condutor é bom e é útil, mas não pode ser o único objetivo de uma cidade mirim. As crianças precisam exercitar a cidadania e aprender desde cedo que o espaço é para todos, não só para quem está conduzindo o veículo”, conclui Mariano.

Assista ao comentário completo de Celso Mariano sobre qual a melhor maneira de utilizar a minicidade na educação para o trânsito, no programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *