Recomendações para a compra de veículos por consórcio
Parte das pessoas que saem em busca de financiamento para a compra de veículos novos e seminovos opta pelos consórcios. No entanto, de acordo com o especialista em consumo Dori Boucault, o interessado deve ficar muito atento às regras impostas neste tipo de investimento. O segredo, segundo ele, é ter paciência e estar atento ao que diz o contrato. “Consórcio é feito para a pessoa que não se importa em esperar. Tem de ter paciência.
O consórcio é um sistema onde o cliente compra o produto, mas não leva nada para a casa em um primeiro momento, conforme explica o gerente de uma administradora de consórcios, Valter Henrique Rondon. “A pessoa assina um contrato do crédito escolhido, carro ou imóvel, depois ela paga a primeira parcela e vai recebendo os boletos mensais. Quando for contemplada, a pessoa entrega um cadastro para que seja feita a análise de crédito e, ao ser aprovado, a pessoa tem o crédito disponível para comprar o bem”, explica.
Dúvida
A coordenadora de eventos Melina Honda disse ter desistido de um consórcio após ter ficado em dúvida sobre as cláusulas do contrato. “Eu achei o contrato indeciso e confuso. Diziam que eram parcelas fixas, mas o contrato deixava claro que podia haver reajustes”, detalha.
Nestes casos, Dori Boucault alerta que o consumidor precisar ‘investigar’ a empresa que está vendendo o consórcio. “É necessário saber se a empresa de consórcio é registrada no Banco Central e no Procon. Dá para pesquisar também se existem reclamações da empresa em sites de relacionamento. Na questão do contrato, é importante que o consumidor o encaminhe para que um especialista ler e explicá-lo. Só assine o contrato depois dessa explicação”, conta.
Boucault também alerta sobre as promessas feitas por algunas empresas. Segundo ele, o consumidor precisa ficar atento. “Tem de verificar se tudo aquilo que a empresa promete está, realmente, no contrato. Além disso, esse contrato tem de estar legalizado pelo Banco Central”, confirma.
Fonte: Globo.com