Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Ministro diz que não é possível fazer novas reduções de impostos


Por Talita Inaba Publicado 20/06/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pelo menos 11 capitais baixaram o preço das passagens de ônibus. E o Governo Federal disse que já fez a sua parte.

O Ministro da Fazenda disse que chegou ao limite nos cortes de tributos federais.

O Ministro Guido Mantega diz que não é possível fazer novas reduções de impostos federais. Além dos custos das empresas de ônibus, a manutenção da frota, vários itens entram na composição das tarifas.

Até agora, seis capitais reduziram as tarifas de ônibus. Quatro cancelaram o aumento. E uma suspendeu o reajuste por decisão judicial.

E como é feito o cálculo dessa tarifa? O valor leva em conta o custo estimado por passageiro. Com base em uma série de itens que são diferentes no país todo.

Combustível, lubrificantes, quilômetros rodados, peças e acessórios, desgaste dos veículos, salários e outras despesas administrativas.

E tributos: municipal, que é o ISS; estadual, o ICMS; e os federais: PIS/COFINS, CIDE e IPI.
O ministro da fazenda disse nessa quarta (19) que já abriu mão de tudo o que podia na arrecadação. “O Governo Federal já se antecipou nas reduções de tributos, nas desonerações que estão contempladas nesse projeto. Nós já fizemos várias reduções em toda a cadeia de transporte”, declara Guido Mantega.

E os protestos contra os preços das tarifas fizeram o Senado desengavetar um projeto que prevê redução de todos os impostos que incidem sobre as passagens de ônibus, trens e metrô. O que consequentemente, reduz a arrecadação do Governo Federal, estados e municípios.

Segundo parlamentares, a resistência em abrir mão de recursos fez o projeto ficar parado por quatro anos.
O presidente da Frente Nacional de Prefeitos disse que há disposição das prefeituras. “Nós dependemos deste projeto de lei em votação no Senado para que o Senado nos autorize a fazer essa isenção”, disse José Fortunai, prefeito de Porto Alegre.

Mas ainda não existe acordo e as discussões na Comissão de Assuntos Econômicos sobre como reduzir os preços das tarifas devem continuar na semana que vem.

Fonte: Globo.com

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *