Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Renovação da CNH poderá ser solicitada pela internet no RJ


Por Mariana Czerwonka Publicado 04/07/2022 às 18h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Renovação da CNH agora pode ser solicitada pela internet no Rio de Janeiro. Veja o passo a passo.

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) divulgou novas regras para o processo de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado. Segundo o órgão, o objetivo é facilitar o acesso da população ao serviço. Desde hoje (04/7), é possível requerer a renovação da CNH pela internet, através do Posto Digital, serviço disponível no site do Detran (www.detran.rj.gov.br). De acordo com informações do Detran, os condutores só precisarão comparecer aos postos, sem necessidade de agendamento, para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais. Depois disso, para pegar o documento.

Ao dar início ao processo pelo Posto Digital, o usuário receberá o endereço da clínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental. Assim como, o condutor também poderá indicar a unidade do Detran-RJ onde quer pegar sua nova CNH. Ou seja, o órgão está eliminando a necessidade de agendamento prévio para a realização do atendimento – o que era obrigatório anteriormente. Para fazer a fotografia e a biometria, o condutor poderá escolher qualquer unidade do Detran e o atendimento será por ordem de chegada.

“Com o serviço Renovação da Habilitação Simplificada, o Detran dá mais um passo para facilitar a vida dos cidadãos, dessa forma, tornando os serviços mais rápidos e acessíveis”, afirmou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.


Leia também:

CNH vencida na pandemia volta a ter prazo para renovação no Rio de Janeiro 

Cartórios

Recentemente, o Detran-RJ também firmou convênio com cartórios do estado para os serviços de Habilitação – como, por exemplo, primeira e segunda vias da CNH, renovação da carteira de motorista, além de alteração de dados e de categoria. Nesta parceria, disponível em 27 cartórios até o momento, o usuário também não precisa realizar agendamento para ser atendido, ou seja, basta chegar ao cartório com os documentos necessários.

Regras para renovação simplificada

Para ter acesso ao serviço de renovação simplificada da CNH, o condutor não pode alterar dados da carteira anterior, no máximo, pode solicitar a inclusão da informação da atividade remunerada (EAR). Se precisar de outras alterações na CNH, o usuário deverá realizar o processo comum, com agendamento prévio do serviço em um posto do Detran-RJ.

Ainda conforme o Detran-RJ, a Renovação Simplificada da CNH não é obrigatória. “Quem preferir pode continuar realizando o agendamento prévio nos postos. Para a nova versão simplificada,  por exemplo, a CNH anterior precisa ter sido emitida no Estado do Rio de Janeiro e o domínio atual tem de ser do RJ. Os usuários com 65 anos ou mais têm a isenção do Duda”, informou o órgão.

Passo a passo para requerer a CNH no Posto Digital

O Posto Digital do Detran-RJ é um serviço que permite ao usuário se conectar ao sistema do órgão. Ou seja, é preciso usar login e senha para realizar procedimentos e obter documentos. Pelo Posto Digital, os usuários já fazem, por exemplo, a Autorização para Transferência da Propriedade de Veículos (ATPV-e), e também podem baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Para acessá-lo, o usuário precisa ter feito cadastro no portal gov.br, do governo federal.

No setor de Habilitação do Posto Digital – onde já era possível fazer consultas de dados sobre a validade, a categoria e o número de pontos na CNH, por exemplo – o usuário agora acessará a aba “Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar”.

Para quem tem até 64 anos de idade, por exemplo, a aba da renovação simplificada estará disponível a qualquer momento, mesmo fora do prazo de renovação da carteira. Para os idosos a partir dos 65 anos, o botão só estará disponível quando faltarem 90 dias ou menos para o fim do prazo de renovação. Nesse sentido, os usuários que dispõem da CNH com QR Code (emitidas a partir de maio de 2017) também terão acesso à imagem do documento.

Passo a passo para renovação da CNH pela internet

1 – Pagar o Duda de Renovação de CNH (Código 204-6), obtido no site do Bradesco;

2 – Acessar o Posto Digital, no site do Detran e clicar na aba ‘Habilitação’;

3 – Clicar na aba ‘Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar’;

4 – Preencher os dados exigidos e confirmar, em várias etapas, as informações apresentadas pelo sistema, incluindo dados biográficos e endereço de residência;

5 – Indicar o posto do Detran-RJ onde deseja pegar o documento bem como aceitar as condições do serviço digital;

6 – Na aba ‘Documentos Digitais’, imprimir os dois formulários: ‘Renach’ e ‘Endereço de Clínica Médica’. O usuário deverá levar o Renach ao posto para a foto e a coleta das impressões digitais. Já o Endereço da Clínica, para a realização de exame médico/psicológico;

7 – Comparecer a um posto do Detran de sua escolha, em qualquer horário. Não há necessidade de agendamento para cadastrar a biometria assim como fazer a foto;

8 – Fazer o exame de aptidão física e mental na clínica credenciada ao Detran-RJ indicada no formulário;

9 – Buscar a CNH na unidade que foi escolhida ao preencher o requerimento no Posto Digital.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *