Notícias

Notícias

Saiba como aproveitar o tempo no trânsito 

Segundo especialistas, período pode ser utilizado para aprender idiomas e para organizar tarefas do dia

Quem nunca passou horas parado no trânsito? Segundo uma pesquisa divulgada pela Rede Nossa São Paulo e pelo Instituto Ibope, o tempo médio que as pessoas gastam nos congestionamentos em seus deslocamentos diários na capital paulista é de 2h23.

Pensando nisso, o Portal da Band entrevistou especialistas para dar dicas aos motoristas sobre como fazer deste tempo um momento mais produtivo. A indicação do especialista em produtividade Christian Barbosa é investir em algum idioma. “Se o motorista passar uma hora no trânsito com um CD de ‘listening’ isso corresponde a uma aula inteira, só que dentro do carro”, contou.

Há também disponíveis à venda áudios de livros comuns. “Caso o tráfego pare em algum momento é bom fazer aquelas ligações importantes para clientes, médicos, entre outros”, afirmou o especialista, que lembrou que isso sempre deve ser feito de forma legal e segura.

A especialista em recursos humanos Cíntia Bortotto explicou que o período gasto no trânsito deve ser investido no desenvolvimento da carreira. Para ela, além de poder aprimorar o idioma, uma dica importante é gravar no celular tudo o que precisa ser executado durante o dia. “A pessoa utiliza o aparelho como uma agenda. Ela vai falando tudo que precisa ser feito, chega ao trabalho e escuta. Assim, nenhuma tarefa será esquecida”.

Outra dica é aproveitar esse momento para ouvir rádios de notícias, segundo Bortotto, pois se trata de ótimo veiculo de comunicação para se manter atualizado. “Sem dúvida, chegar ao trabalho por dentro dos acontecimentos do mundo é essencial”, falou.

Segundo o especialista Christian Barbosa, no geral, “para a vida ser mais produtiva é preciso organizar as tarefas pensando em três dias para frente”. De acordo com ele, é muito importante que a pessoa escolha apenas uma ferramenta (agenda, notebook, celular, ipad, entre outros) para anotar as tarefas.

Aprendendo a respirar

No trânsito, também é comum que as pessoas fiquem estressadas e tensas. O personal trainer Marcelo Roque indica que o primeiro passo a ser feito é descontrair a musculatura que está mais tensa. “Quem acumula muita tensão prejudica o fluxo sanguíneo para o cérebro”.

Segundo Roque, um exercício que pode ser feito sem prejudicar a segurança do motorista é respirar e inspirar devagar e ir com a cabeça em direção ao teto, contraindo o abdômen. “Faça também exercícios para ter uma respiração mais calma, bem devagar e profunda. Imite a respiração dos apaixonados”, brincou o personal trainer. Roque afirma que o mais importante neste momento é ter força mental. “Não vai adiantar nada ficar reclamando do trânsito”, falou. “Saia desse pensamento negativo e crie um positivo. Escute uma música calma na rádio e relaxe”, completou.

Fonte: Band.com.br

dpvatdpvat

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *