Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Saiba como cuidar da película escurecedora do vidro para que ela dure mais


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/10/2012 às 03h00 Atualizado 09/11/2022 às 00h03
Ouvir: 00:00

Películas de proteção solar oferece segurança, mas requer atenção

Por proporcionar segurança e conforto aos passageiros do carro, a película de controle solar, popularmente conhecida como Insulfilm (nome da maior empresa do ramo), é um dos equipamentos mais pedidos nas lojas de acessórios automotivos.

Existem muitos estabelecimentos que instalam o produto e realizam um ótimo serviço. Alguns profissionais dão dicas para os primeiros dias de uso: não tocar a película e nem abrir os vidros nas primeiras 72 horas para evitar a formação de bolhas e deslocamento, não limpar durante sete dias e não utilizar o ar-condicionado do carro durante o período de secagem. O aspecto embaçado após a aplicação é temporário, pois permanece somente durante o processo de cura do adesivo da película automotiva, desaparecendo completamente após a secagem total. Estas são dicas simples para o cuidado em um curto prazo.

Porém, o cliente sai da loja e não sabe como fazer a manutenção da película, com quais produtos e de que modo limpar o Insulfilm. No entanto, com o tempo a película vai sofrendo desgastes, podendo até formar bolhas e rasgar. Carros blindados requerem atenção especial: o vidro blindado possui policarbonato, material emissor de gás carbônico naturalmente, o que gerará bolhas e, consequentemente, o desprendimento da película com o tempo. O prazo para que isso ocorra gira em torno de 6 meses a 1 ano e meio. No entanto, Armando de Souza, aplicador autônomo, que trabalha para quatro lojas de aplicação, diz que este problemas está vinculado muitas vezes ao próprio desgaste do vidro blindado, que tem suas camadas descoladas com o tempo (processo chamado de delaminação).

A manutenção deve ser feita com muito cuidado e usando materiais e produtos adequados para a limpeza. Adriane Pedroso, gerente de vendas da loja SafetyFilm, detalha os procedimentos.

— O correto é utilizar sabão neutro e um pano limpo. Depois o consumidor usa um pano com água morna para limpar a película

O site do produto mais conhecido, o Insufilm, observa que não devem ser usados produtos “limpa vidros“ ou com amoníacos (e seus derivados), pois causam a oxidação da película.

Para realizar a limpeza não é permitido usar esponjas abrasivas nem de textura abrasiva. O material fica mais conservado ao usar pano macio e limpo. Você pode limpar com água morna, sabão ou detergente neutro. Não devem ser usados produtos de limpeza nos locais onde a película foi instalada.

*Colaborou o estagiário Rafael Rojas

FONTE: R7

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *