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Saiba como levar cargas em picapes compactas dentro da lei 

Saiba como levar cargas em picapes compactas dentro da lei

Carga em picapes compactasA quantidade de picapes compactas circulando no país confirma o sucesso desse segmento, que é quase exclusivo do Brasil. Além da praticidade e do consumo de carros menores, elas oferecerem uma capacidade de carga satisfatória tanto para demandas comerciais quanto para o lazer. No entanto, não é raro o transporte irregular e perigoso de variados tipos de carga, desrespeitando a legislação de trânsito. A Resolução 349 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata sobre o transporte eventual de cargas em automóveis, caminhonetes e utilitários, estabelece algumas regras e dá orientações de como realizar os procedimentos corretos para garantir a segurança no trânsito.
Obrigações
O condutor deve observar o peso máximo da carga especificado para o veículo, que nessa categoria gira em torno de 500 quilos. A carga transportada não pode ser arrastada ao chão nem representar risco aos demais motoristas, assim como não pode provocar ruído ou poeira. Dessa forma, o condutor deve providenciar o acondicionamento e amarração corretos dos objetos a serem transportados, para que a carga não caia sobre a via.
Não é permitido que a carga exceda a largura máxima do veículo, sem qualquer tipo de tolerância, e muito menos ultrapasse a parte frontal. Os objetos transportados não podem obstruir a visão do motorista e também não devem ocultar as luzes de sinalização do carro. É muito importante prestar atenção, para que não haja o comprometimento da estabilidade ou condução do veículo, situação que pode proporcionar a perda do controle da direção e causar acidente grave.
Bicicletas
No caso de carga indivisível ou de bicicleta transportada em caçamba, passará a ser admitida a circulação do veículo com a tampa do compartimento de carga aberta, mas apenas durante o transporte da carga que ultrapasse o comprimento da caçamba. Caso a carga se sobressaia ou se projete além dos limites da tampa traseira, deverá estar bem visível e sinalizada.
Pode-se levar carga com a tampa da caçamba rebatida ou deitada. No período noturno, essa sinalização deverá ser feita por meio de uma luz vermelha e um dispositivo refletor de cor vermelha. Caso a carga ou bicicleta prejudique a visibilidade parcial ou total da placa de identificação do veículo, será obrigatório o uso de uma segunda placa, que será lacrada em sua parte estrutural do veículo (para-choque ou carroceria). Essa segunda placa será fixada pelo órgão de trânsito.
Dimensões
A carga, já considerada a altura do suporte, deverá ter altura máxima de 50cm, e suas dimensões não devem ultrapassar o comprimento da carroceria e a largura da parte superior desta. Os limites para o comprimento do balanço traseiro, que é a distância compreendida entre o eixo traseiro e o plano vertical que lhe é paralelo, não podem exceder a 60% do valor da distância entre os dois eixos do veículo.
As medidas máximas autorizadas para veículos com ou sem carga são de 2,60m para a largura e 4,40m para a altura. Qualquer carga transportada que exceda estas dimensões deve ter Autorização Especial de Trânsito (AET).
Animais
O artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro considera infração de natureza grave a condução de animais nas partes externas do veículo. Dessa forma, é proibido amarrar animais nas caçambas de picapes. A maneira mais segura para transportá-los é dentro do veículo, em caixas transporte, sempre no banco traseiro ou usando cinto de segurança para cães.
Saiba mais
A primeira picape derivada de carros de passeio surgiu no Brasil em 1976: com a Fiat 147 picape. De lá para cá, esses veículos conquistaram a simpatia dos consumidores brasileiros e têm apresentado excelentes resultados de vendas.
No início da década de 1980, as concorrentes Volkswagen, Ford e Chevrolet se espelharam na marca italiana e lançaram seus respectivos modelos, Saveiro, Pampa e Chevy, nesse disputado segmento. Com um menor volume de vendas em relação às outras marcas citadas, a Peugeot também lançaria sua Hoggar, em 2010.
Atualmente, existem variadas versões de picapes compactas para todos os gostos e com diversos tipos de motorizações, com destaque para a Fiat Strada, a VW Saveiro e a Chevrolet Montana. As opções vão desde modelos equipados com apelo aventureiro ou esportivo até versões com cabine estendida ou dupla.
Fonte: A Crítica


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