Notícias

Notícias

Saiba como obter credencial para estacionar em vagas especiais 

Saiba como obter credencial para estacionar em vagas especiais
O cartão tem validade em todo o território nacional. Foto: Ascom/Detran-AC
credencial
O cartão tem validade em todo o território nacional. Foto: Ascom/Detran-AC

Idosos com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas que tenham deficiências que gerem dificuldade de locomoção, como física e de visão, têm direito à credencial para estacionamento em vagas especiais.

Para conseguir a licença de estacionamento nas vagas demarcadas como especiais é necessário que essas pessoas, ou os responsáveis e procuradores, obtenham o Cartão Nacional de Estacionamento para Pessoas com Deficiência (Cartão DeFis-DSV), que regulamenta o uso dessas vagas.

No Acre, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) é o responsável pelo cadastramento para emissão da credencial. Nos município do interior o serviço pode ser realizado nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Já os moradores de Rio Branco devem realizar o credenciamento na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans).

O cartão tem validade em todo o território nacional e pode ser utilizado em qualquer veículo em que o portador de necessidades especiais esteja, seja ele condutor ou conduzido.

Vale lembrar que, ao estacionar na vaga especial, o motorista deve deixar o cartão sobre o painel de forma visível e com a frente voltada para cima.

A credencial só é válida para o tipo de estacionamento para o qual está relacionada, não podendo a vaga de idoso ser utilizada por cidadão que possui permissão para vaga de deficiente e vice-versa.

Estacionar em vagas especiais sem o cartão implica multa de natureza grave, podendo levar à remoção do veículo.

“A legislação prevê essa medida para garantir que as pessoas respeitem as vagas especiais, mas é necessário que cada pessoa tenha a consciência de que o direito a essas vagas vem de uma necessidade de mais conforto ao estacionar o veículo”, explica o diretor-geral do Detran, Pedro Longo.

A documentação necessária para solicitar o Cartão Nacional de Estacionamento para Pessoas com Deficiência está disponível no site do Detran.

As informações são da Agência de Notícias do Acre

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']