Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

A saúde do seu carro pode ser a da sua família


Por Assessoria de Imprensa Publicado 12/04/2020 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Amanda Pimentel –

Assessoria de Imprensa

Saúde do carroFoto: Divulgação.

No mundo atual, poucos são aqueles que conseguem ir de casa para o trabalho e realizar suas tarefas diárias sem o auxílio de um carro. Segundo pesquisa do instituto CSA Research, o brasileiro passa em média 4 anos e 11 meses ao longo de sua vida dentro de um carro, e exatamente por isso, é tão imprescindível a higiene e salubridade do mesmo, para que sua família e amigos não fiquem a mercê de vírus, bactérias e germes. “O sistema de ventilação é um local que tem o maior acúmulo de fungos, ácaros e bactérias. Por ser um ambiente escuro, úmido e quente, extremamente propício e favorável a proliferação destes micro-organismos, que se alimentam principalmente de restos de comida e da nossa própria pele morta, afinal, o contato constante com partes do carros, faz com que soltemos células da pele que servem de nutrientes para esse microorganismos”, conta Danilo da Costa Ribeiro, do CTTI, do Grupo DPaschoal, do qual a AutoZ faz parte.

Vivemos um momento que requer muita atenção e cuidado, e alguns aprendizados sobre higiene e limpeza estão mais evidentes em virtude da Covid-19. Boas práticas nesse quesito, passarão a ser essenciais neste futuro que está sendo construído.

“Todo vírus tem uma forma de contágio. No caso do Covid-19 já é comprovado que ele sobrevive por determinado tempo em qualquer superfície. Sendo assim, se você mantiver seu carro corretamente higienizado os riscos diminuem, pra você, e sua família e amigos. Com o sistema de ventilação higienizado você protege pessoas com problemas respiratórios, idosos e crianças. Deixando-os mais imunes a contrair novos vírus”, explica Danilo.

Mas, qual é o momento ideal para fazer a troca dos meus filtros e a limpeza do meu ar? As dicas são:
  • Quando começar a sentir um cheiro forte ao ligar ou desligar;

  • Quando sentir que o carro aumentou o consumo de combustível, também pode ser um sinal de que o ar condicionado está trabalhando forçado, por causa do filtro saturado;

  • A cada 6 meses no máximo. Vai depender muito do quanto você utiliza seu carro e por onde circula. Exemplo, regiões com alto índice de poluição e uso constante do ar condicionado;

Para realizar a troca e higienização do seu ar, você precisará consultar o manual do fabricante. Nele, consta o modelo do filtro de ar para adquirir. O ideal sempre é utilizar os filtros recomendados pela montadora. Pois, não há garantia comprovada sobre tempo e eficiência de modelos paralelos. Certifique-se que o produto tem certificação da ANVISA.

“Se eu puder dar uma dica de ouro seria sobre modelos de filtros com carvão ativado. Eles oferecem uma proteção extra para este componente e, às vezes, confundido com filtro sujo. Sempre que encontrar deste modelo no seu carro, substitua pelo mesmo. Além disso, verifique com seu mecânico se o filtro foi instalado na posição correta de montagem. Todos os filtros homologados vem com uma seta indicando o fluxo de ar (Air flow)”, finaliza Danilo.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *