Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Segurança: cilindrada da moto deve ser compatível com estatura do piloto


Por Mariana Czerwonka Publicado 14/08/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cilindrada da moto

Por mais alto que sejam os preços de algumas motocicletas, o sonho de ter uma máquina de alta cilindrada sempre permeia a mente de muitos motociclistas. Mas a decisão da compra não se resume apenas a questões financeiras. Depois que a puberdade passa, crescer só através de milagre. E o que um assunto tem a ver com o outro? Esses temas se tornam completamente afins quando se constata que a estatura do piloto e a robustez da moto precisam ser compatíveis para que a segurança na pilotagem seja garantida.

Quem se preocupa bastante com essa questão é a gerente de Recursos Humanos Margarida Coelho, de 44 anos. Motociclista de carteirinha e dona de uma Suzuki Intruder 125, Margarida diz que gostaria de ter uma moto de cilindrada mais elevada, mas não consegue encontrar no mercado uma máquina que seja compatível com sua altura. “Eu queria uma custom de 250 cilindradas, mas só consigo encontrar modelos mais esportivos com essa robustez. Como tenho cerca de 1,60 metro, não aguento o peso delas e tenho que ficar com a 125 mesmo”, reclama a gerente.

O gerente de pós-venda da concessionária Pernambuco Motos, representante da Honda, Moab Barros, fala que o equilíbrio é o principal elemento a ser considerado na hora de escolher a moto de acordo com o tamanho de quem pilota. “Os pontos de risco são os momentos em que a motocicleta está em baixa rotação, em curvas ou parada. Por ter uma estatura mais baixa, pode ser que o condutor não suporte a moto e caia”, aponta Moab.

No entanto, o gerente também destaca que, com um certo treinamento, até os pilotos mais baixos conseguem manejar máquinas maiores. “A pilotagem segura de uma motocicleta de alta cilindrada depende muito da habilidade do motociclista. Se ele treinar um pouco a questão do equilíbrio em curvas e se sentir seguro para suportar a moto parada, não há problema nenhum”, frisa.

Apesar disso, a saída mais prática parece mesmo ser comprar uma moto compatível com o seu tamanho. Para garantir, Moab aponta o test-ride como o melhor caminho. “Vá até a concessionária e peça para dar uma volta na motocicleta. Assim, você poderá testar sua relação com a máquina no trânsito”, finaliza.

Fonte: Vrum

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *