16 de março de 2025

16 de março de 2025

Seis hábitos que reduzem o estresse


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/01/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h20
Ouvir: 00:00

Vida sem estresseNão aguenta mais o estresse do dia a dia? Veja seis hábitos que prometem reduzir essa sensação

O nosso dia a dia é uma loucura: são tantas reuniões de trabalho, conflitos em família, trânsito e acontecimentos inesperados que, às vezes, manter-se calmo pode ser uma tarefa árdua. No entanto, o estresse é um sintoma que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pode ser controlado por nós próprios, desde que tenhamos alguns hábitos específicos. Se quer reduzir o estresse e levar uma vida mais tranquila, veja estas seis dicas:

1 – Exercitar-se
Deixe de lado a preguiça: é importante fazer exercício físico – não só para emagrecer, mas também porque o exercício faz com que se a pessoa se veja de uma forma melhor, aumentando a autoestima, além de estimular uma melhoria dos hábitos alimentares. E, quando o corpo está bem, torna-se mais fácil deixar o estresse de lado.

2 – Sair de casa
Na maioria das vezes em que estamos estressados, o nosso primeiro instinto é o isolamento, ficar em casa e não conversar com ninguém, quando o melhor é sair e interagir com outras pessoas. Ao sairmos de casa tiramos o foco daquilo que está incomodando e interagimos com o resto do mundo, deixando o problema de lado.

3 – Viajar
Estamos constantemente sob pressão, não só no trabalho, mas também nos relacionamentos, e isso prejudica até mesmo o nosso sistema cardiovascular. Portanto, tente viajar periodicamente para fugir da rotina.

4 – Fazer uma coisa de cada vez
O mundo parece exigir cada vez mais que nós sejamos trabalhadores multitarefas, no entanto, o melhor é desempenhar uma atividade de cada vez. Ao fazermos muitas coisas ao mesmo tempo o nosso foco é prejudicado e nosso cérebro esforça-se mais do que o recomendado para manter o controle da situação, gerando estresse.

5 – Aceitar os fatos
Algumas coisas acontecem e, por mais que não gostemos delas, são imutáveis. É a vida! Pare de se preocupar com coisas que não têm solução e que são passado: elas já aconteceram e é um esforço inútil perder o controle por causa delas.

6 – Controlar-se
Você é responsável pelo seu próprio bem estar, portanto, quando sentir que está estressado com alguma coisa sem grande importância, pare por um instante e tente descontrair. Filtre os acontecimentos que realmente merecem a sua preocupação daqueles que são passageiros.

Fonte: Universia Portugal

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *