Notícias

Notícias

Seminário em Curitiba discute uso do automóvel na cidade 

Seminário em Curitiba discute uso do automóvel na cidade

Uso do automóvelEspecialistas, estudiosos e representantes do poder público, da academia, da indústria e da sociedade irão se reunir em Curitiba nos dias 9 e 10 de abril no seminário internacional Uso do Automóvel na Cidade, evento promovido pela Prefeitura de Curitiba em parceria com Universidade Positivo, Grupo GRPcom, Associação Comercial do Paraná e Renault do Brasil.

O encontro será realizado no Salão de Atos do Parque Barigui e promoverá discussões no formato de painéis, fomentando a interação dos diversos setores envolvidos. O objetivo é criar um ambiente favorável à geração de ideias inovadoras, soluções alternativas ao uso do automóvel e propostas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, que possam ser implementadas pelas cidades no mundo.

A abertura do seminário será com a palestra magna “A Mobilidade Individual Sustentável Livre de Carbono”, de Victor Edgens, diretor de pesquisa e treinamento do Vedecon, instituto francês que reúne companhias do setor automotivo e grandes empresas do setor aeronáutico, além de pequenas e microempresas, universidades, escolas de engenharias e órgãos do setor público.

O secretário do Governo Municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi, fecha a programação do primeiro dia do seminário com a palestra “Uso Urbano de Carros”. Um dos destaques da programação é a sessão Experiências de Sucesso da Administração Pública sobre o Uso Urbano do Automóvel, que será realizada no dia 10 de abril com a moderação do prefeito Gustavo Fruet.

Participam da mesa de debates Guadalupe Rodríguez Marcaida, representante da Secretaria de Transporte e Trânsito de Buenos Aires (Argentina); Mario Axel Miranda, da Secretaria de Segurança Pública e Rodoviária de Toluca (México); Manoel Heitor, do Centro de Estudos em Inovação e Políticas de Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico de Lisboa (Portugal); e Françoise Meteyer-Zeldine, do Centro de Expertise sobre Meio ambiente, Mobilidade e Cidades do Governo da França. Eles apresentam projetos e soluções de mobilidade urbana implantadas em suas regiões.

Estudos

Os estudos da academia na área de mobilidade serão apresentados em uma sessão com a moderação do diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Sérgio Pires, e a apresentação de painéis de profissionais como Caio Vassão, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e do projeto Pocket Car, e Paolo Bertaccini Bonoli, fundador do Centro de Pesquisa Territoria, associado ao Centro Avançado ASAG, da Universidade Católica de Milão.

As recentes pesquisas e propostas da indústria para o uso urbano do automóvel serão destacadas em uma sessão comandada pelo jornalista e especialista em segurança no trânsito J. Pedro Corrêa e a participação de Jean Grebèrt (Renault), Paulo Cesar Waidzik (Motiva S/A), André Marim (Fleety) e Jorge Mussi (Volvo).

Inscrições

As inscrições para o seminário internacional Uso do Automóvel na Cidade continuam abertas. Os interessados podem acessar o site do evento no endereço www.curitiba.pr.gov.br/usodoautomovel, ou entrar em contato através do e-mail [email protected] e telefone (41) 3350-8141.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']