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Setor de veículos influencia queda no movimento das lojas 

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país caiu 2% em novembro na comparação com outubro, já efetuados ajustes sazonais, aponta nesta quarta-feira (5) o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. A queda mensal foi influenciada pelo recuo de 5,6% no movimento dos consumidores nas lojas de veículos, motos e peças, diz a Serasa. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, contudo, foi registrada expansão de 8,9% e, no acumulado deste ano até novembro, alta de 9,4% frente ao mesmo período do ano passado. De acordo com a empresa de análise de crédito, o segmento ainda não se recuperou do forte movimento de antecipação de compra de veículos ocorrida em agosto, prazo inicial para o fim da redução do IPI no setor. “Apesar de o incentivo fiscal ter sido prorrogado até o final deste ano, o efeito de dinamização das vendas tem sido modesto, pelo menos nestes últimos meses do ano”, avalia a Serasa, em nota. Todos os setores varejistas apresentaram recuo nos movimentos em novembro sobre outubro, diz a Serasa. “A ocorrência de três feriados caindo em dias úteis em novembro (sendo dois deles prolongados), diminuiu o fluxo dos consumidores nos estabelecimentos comerciais, sendo que os menos afetados foram os setores de combustíveis e lubrificantes e o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, os quais experimentaram quedas de apenas 0,1% e de 0,2%, respectivamente”, diz. De acordo com a Serasa, tais segmento normalmente sofrem menos impacto negativo de feriados prolongados, por causa do aumento da demanda por combustíveis, alimentos e demais itens de primeira necessidade das famílias que se deslocam para outras localidades. Fonte: Globo.com

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