Notícias

Notícias

Sociedade civil unida pela segurança no trânsito 

União pela segurança no trânsito

Vinte representantes de ONGs de diferentes estados participaram nos dias 2 e 3 de dezembro do Workshop sobre Advocacy da Segurança Viária para ONGs, promovido pela Parceria Global pela Segurança no Trânsito (Global Road Safety Partnership) na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em Brasília.

A participação da sociedade civil organizada é fundamental na Década de Ação pela Segurança no Trânsito, instituída pela ONU, cujo objetivo é reduzir a morbimortalidade no trânsito em 50% até 2020.

Os participantes receberam dos representantes da GRSP, Raoul Powlowsky e Ryan Duly, um treinamento sobre como fazer advocacy, isto é, como se mobilizar para introduzir a questão na agenda política, estimulando a tomada de decisões, a criação e implementação de leis e o desenvolvimento de planos e ações para atingir os objetivos de frear a violência no trânsito.

A relação com a mídia e ações para melhor aproveitar o espaço nos meios de comunicação foi abordada pelo diretor da Agência Andi, Veet Vivarta.

Estiveram presentes representantes das ONGs Cultura de Paz/A Barraca, do Tocantins, Fundação Thiago Gonzaga, do Rio Grande do Sul, Trânsito Amigo e Vias Seguras, do Rio de Janeiro, Instituto Paz no Trânsito, do Paraná, Aspamoto, do Pará, Apetrans, do Piauí, Rodas da Paz, Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito e Rua Viva, de Brasília, Instituto Trânsito Seguro, de Ipatinga/MG, Apatru, de São José do Rio Preto/SP e Criança Segura, Ciclo Cidade, Observatório de Segurança Viária, Viva Vitão e Não Foi Acidente, de São Paulo.

As ONGs presentes discutiram ainda a formação de uma Aliança da sociedade civil para cobrar do governo os compromissos firmados para a Década, a liberação de recursos contingenciados, o cumprimento das leis existentes e a elaboração de novas que se façam necessárias e o apoio governamental aos projetos de cada organização.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']