Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Soluções para mobilidade implantadas em Guarulhos são destaque em fórum realizado pela ANTP


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/08/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h32
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Soluções em mobilidadeEvento que atingiu recorde de público reunindo um seleto grupo de mais de 300 participantes entre especialistas e autoridades nas esferas municipal, estadual e federal debateu políticas e melhorias nas áreas de trânsito e transportes urbanos

Nos dias 08 e 09 de Agosto aconteceu a 81ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transportes Urbanos e Trânsito, promovida pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, em Guarulhos (SP), onde foram abordados temas de extrema relevância no âmbito da Mobilidade Urbana nacional, frente aos desafios enfrentados pela gestão pública na atualidade.

A reunião ordinária que acontece três vezes ao ano em diferentes cidades do país possibilitou uma intensa troca de experiências entre os participantes ao enfatizar boas práticas. Na ocasião, o CCO – Centro de Controle Operacional de Guarulhos que abarca soluções ITS (Intelligent Transport Systems) foi destacado como um dos projetos mais bem sucedidos do país ao promover um novo conceito de gestão (compartilhada), pois integra as operações de diferentes órgãos como SAMU, Guarda Municipal, Defesa Civil, Desenvolvimento Urbano e Trânsito e Transportes.

Paralelamente ao encontro ocorreu a exposição de produtos e serviços, onde a SERGET marcou presença com suas modernas e eficientes soluções para segurança viária, equipamentos para monitoramento e fiscalização eletrônica e sistemas inteligentes para a gestão do trânsito urbano e rodoviário. O estande contou com uma estrutura otimizada de CCO que reproduziu na prática as inúmeras funcionalidades do sistema. “Os visitantes puderam vivenciar em nosso estande uma operação real de gerenciamento de trânsito, manipulando remotamente os equipamentos”, comenta Moisés de Moraes, Diretor Operacional da companhia.

Ao final do evento os participantes visitaram a CIIG – Central de Inteligência Integrada de Guarulhos, onde conheceram toda a infraestrutura empregada e acompanharam de perto as atividades da repartição, que integra um aparato tecnológico composto por radares, lombadas eletrônicas, semáforos inteligentes, CFTVs, PMVs, LAPs, além de sistemas Zona Azul Virtual, GPS (transporte coletivo), Tótens informativos, Tablets para taxistas, entre outros. “O CCO permite não apenas uma resposta imediata às ocorrências, mas, sobretudo, ações preventivas”, ressalta o Engº Reginaldo Atra, Diretor Comercial da SERGET.

Em menos de um ano o modelo adotado pela cidade de Guarulhos trouxe resultados expressivos para a mobilidade urbana, promovendo redução significativa no número de acidentes no trânsito, além da melhoria do fluxo de tráfego e, respectivamente, maior segurança e qualidade de vida aos munícipes, sendo, portanto, um modelo a ser seguido por outras prefeituras e órgãos responsáveis pela gestão da segurança pública e trânsito e transportes.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *