Notícias

Notícias

SP: documentação veicular será 100% digital em 2021 

SP: documentação veicular será 100% digital em 2021
Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

Será feita a unificação do documento digital do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e do Certificado de Licenciamento (CRLV).

Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

Desde a última segunda-feira (4/1), a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) será exclusivamente no formato eletrônico, evitando assim o documento impresso em papel moeda (papel verde). A medida atende a uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O objetivo é trazer maior praticidade ao cidadão, que poderá acessar o documento direto do seu smartphone.

A resolução nacional determina o lançamento do CRLV-e, que é a unificação em um único documento digital o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento (CRLV). O CRLV-e somente poderá ser expedido após a quitação dos débitos, encargos e multas de trânsito.

Caso você já possua o documento de transferência de seu veículo no papel verde, fique tranquilo. Ele continuará sendo válido para veículos adquiridos antes do dia 4/1/2021.

Se o condutor vender seu carro a partir do dia 5/1, e possuir o documento digital, ele deve solicitar a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e). Ela garantirá ao vendedor e comprador do veículo maior agilidade na transação.

No entanto, a entrega do CRV original com reconhecimento de firma (ou nota fiscal e descalque do chassi-veículo zero km) no momento de compra e venda continua obrigatória. O processo é feito, mediante agendamento na opção “Retirada/Entrega de documentos-CRV, disponíveis de forma online no portal do DETRAN. SP-(www.detran.sp.gov.br) e/ou do Poupatempo-(www.poupatempo.sp.gov.br).

Para fins de fiscalização, o motorista poderá apresentar o CRLV-e na versão digital, via aplicativo, ou, se preferir, poderá imprimir o documento em papel comum. No entanto, não haverá a obrigatoriedade do porte da versão impressa.

Serviços digitais 

Em 2020, o Detran/SP bateu recorde em atendimentos digitais. Foram mais de 125 milhões de interações pela internet, pelos sites e aplicativos do Detran e Poupatempo. Para se ter uma ideia, em 2019, foram 47 milhões.

Dos principais serviços, 90% deles já podem ser realizados online, dispensando a necessidade de ir até uma unidade física do Detran.SP ou posto do Poupatempo. Além do licenciamento, mais de 70 outros serviços podem ser feitos pela internet. São eles: renovação de CNH, transferência de veículos, reabilitação de CNH cassada, pesquisa de débitos e restrições de veículo, consulta de pontuação de multas, entre outros.

As informações são da Assessoria de Imprensa do Detran/SP


Artigos Recomendados Para Você

11 Comentários

  1. CRLV 2021: veja como baixar ou imprimir o documento digital - Portal do Trânsito

    […] era emitido pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). “Lembrando que desde 2016 o porte obrigatório poderá ser dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao sistema […]

  2. Afonso Gregório c sobrinho

    Gostaria de saber porque que eu não consigo cadastrar o meu Crl-v E nem minha habilitação

  3. CRLV 2021: veja como baixar ou imprimir o documento digital | Realidade Urbana

    […] emitido pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). “Lembrando que desde 2016 o porte obrigatório poderá ser dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao […]

  4. Marcelo Teles

    O carro está em meio nome, e quando alguém dirigir o meu carro como faz para levar o CRLV? Terá que levar o meio celular junto?

    1. Mariana Czerwonka

      Marcelo

      Você poderá imprimir uma versão do CRLV digital. Veja aqui como fazer.

      https://www.portaldotransito.com.br/noticias/crlv-2021-veja-como-baixar-ou-imprimir-o-documento-digital/

      Equipe Portal

  5. André Conti

    Bom dia, onde eu acho no seu site um link onde eu clico para baixar o meu documento e imprimir.

    Onde esta esse link no seu site ??

    1. Mariana Czerwonka

      André

      Você deve entrar no Portal de Serviços do Denatran: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/

      Equipe Portal

  6. MAGALI SIQUEIRA DOS REIS

    ppelo

    pelo amor de Deus alguem pode me dizer como obter o CRVL nao consigo nem imprimi e nem oline

    pelo

    1. Mariana Czerwonka

      Magali

      De qual estado você fala? Entre em contato comigo pelo e-mail [email protected], eu tentarei te auxiliar.

      Equipe Portal

  7. Marcelo

    como imprimir o cla ?

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']