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Tecnologia incrementa freio com ABS para evitar acidentes 

ABS, sigla em inglês, para Anti-Lock Braking System. O sistema de segurança evita o travamento das rodas em frenagens de emergência, permitindo uma redução da distância necessária para parar o carro e a manutenção da dirigibilidade em condições extremas. No entanto, para o ABS funcionar perfeitamente, o pedal do freio deve ser pressionado com força máxima. Mas, nem sempre os motoristas agem dessa maneira porque o pedal treme quando o sistema entra em funcionamento. Em boletim divulgado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), o órgão esclarece que para compensar essa variação de comportamento dos motoristas, de maior ou menor pressão no pedal do freio, alguns carros, além do ABS, são dotados com a tecnologia Brake Assist System (BAS), que em inglês significa sistema de assistência à frenagem. A principal função desse sistema é extrair a melhor eficiência do ABS, garantindo pressurização máxima do sistema hidráulico, mesmo que o motorista não aperte o pedal com força numa situação de emergência. Pode-se dizer que o BAS antecipa a ação do ABS em situações de extrema necessidade. Outra tecnologia extra relacionada ao ABS é o sistema EBD, sigla em inglês de Electronic Brake Force Distribution. Ele tem a função de distribuir (equilibrar eletronicamente) a pressão da frenagem nas rodas do veículo, de acordo com a necessidade e situação de aderência de cada uma das rodas. Se, por exemplo, em uma situação de frenagem as rodas traseiras estiverem mais sobrecarregadas de peso do que as rodas dianteiras, o EBD é que estipula, para as rodas de trás, uma maior capacidade de frenagem. Fonte: O tempo.com.br

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