16 de novembro de 2025

Tecnologia trava carro ao detectar embriaguez do motorista


Por Mariana Czerwonka Publicado 21/08/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h46
Ouvir: 00:00

Sistema que detecta embriaguezChamado de DADSS, dispositivo detectará álcool pelo toque e também pelo hálito do condutor

Órgãos de segurança e montadoras, principalmente na Europa e EUA, estão trabalhando cada dia mais, através da tecnologia, a favor da segurança no trânsito.

A última novidade é que o NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), órgão norte-americano de segurança no trânsito, revelou um sistema que poderá impedir que o condutor dirija se estiver alcoolizado.

O dispositivo chamado DADSS — Driver Alcohol Detection System for Safety ou Sistema de Detecção de Álcool no Motorista — conta com a parceria de empresas do segmento automotivo.

A constatação da embriaguez se dará por duas formas: a primeira identificará o teor etílico pelo toque dos dedos, outra filtrará a quantidade de álcool exalado pelo hálito do motorista.

A NHTSA exibiu um veículo de pesquisa que incorpora as duas abordagens diferentes para medir o teor etílico no sangue. Confira abaixo!


Tecnologia impede que motorista alcoolizado… por thevideos11

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *