Notícias

Notícias

Troca dos filtros pode evitar danos ao motor do veículo 

Não substituir peças, como filtros de ar, óleo e combustível, de acordo com a recomendação do fabricante do veículo, pode acarretar avarias no motor, maior emissão de poluentes e elevação do consumo de combustível, e, consequentemente, prejuízo ao bolso dos motoristas.

Para garantir o bom desempenho do veículo e manter o consumo de combustível dentro da média prevista pelo fabricante, os motoristas devem ficar atentos e efetuar a manutenção preventiva do veículo. “Alguns componentes devem ser checados periodicamente e substituídos de acordo com as recomendações do fabricante. É o caso do lubrificante e filtros de ar, óleo e combustível, sob risco, inclusive, de danificar o motor”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Wix.

Segundo Silva, os filtros retêm as impurezas e impedem que os resíduos danifiquem o motor. “Um filtro saturado dificulta a passagem de óleo, o que pode acarretar falhas na lubrificação e provocar danos ao motor do automóvel”, comenta. Sem contar que a falta de manutenção do filtro de ar aumenta os níveis de emissões de poluentes. “Se o filtro de ar estiver impregnado de sujeira, o consumo de combustível pode aumentar e ocorrer também a perda de potência do automóvel”, explica o supervisor de serviços.

O período de troca dos filtros é indicado pela montadora e consta no manual do proprietário. Mas, em média, eles são trocados a cada 10 mil quilômetros. É recomendável também considerar as condições em que o veículo trafega. Estradas de terra e o trânsito intenso das grandes cidades diminuem o tempo de vida útil dos filtros. “Adiar a manutenção pode desgastar prematuramente outras peças e resultar num gasto maior ao motorista, além de ser um risco de acidentes”, diz. Em média, a manutenção preventiva é 30% mais em conta do que a corretiva, segundo dados do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva.

Além de seguir as orientações contidas no manual do fabricante, ao sinal de qualquer problema, o motorista deve procurar uma oficina de confiança para fazer uma revisão.

Sobre a Wix:

Líder mundial em filtros para carros, picapes, veículos pesados, agrícolas e off-roads, a Wix, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de filtros de combustível, ar e óleo, faz parte da Affinia Automotiva, presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição.

Além da Wix, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também detém as marcas Nakata, Spicer e Power Engine, com linha completa de componentes para suspensão, transmissão, motor e freios .

A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100% , iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br .

No mundo – A Affinia Automotiva pertence à Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição, conta com 11 mil colaboradores, tem plantas em 11 países e comercializa produtos para mais de 70 países da América do Norte e Sul, Europa e Ásia, com faturamento global da ordem US$ 2 bilhões ao ano (exercício 2011).

Fonte: Segs.com


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *