Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Vale a pena comprar carro em momento de crise?


Por Agência de Conteúdo Publicado 28/08/2021 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h23
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Comprar carro em momento de crise gera dilema, mas é uma vantagem para quem possui recursos financeiros.

Jeniffer Elaina – 

do site SeguroAuto.org.

Em momentos de crise financeira gerada pelo novo Coronavírus a instabilidade econômica atingiu muitas famílias, que ficaram com o consumo comprometido. Em 2020, durante a pandemia, isso foi evidente.

Com o comércio fechado, muita gente ficou desempregada e houve uma redução de renda. O consumo das famílias diminuiu, somente nos gastos com serviços foram quase R$ 100 bilhões a menos que no ano anterior.

Os gastos com veículo também diminuíram cerca de R$ 41 bilhões em 2020. Isso leva a pensar se com essa tendência é certo comprar carro em momento de crise.

Para quem tem dinheiro e condições de arcar com os custos, essa pode ser uma boa oportunidade de conseguir o veículo com valores menores.

Existem carros parados no pátio

As incertezas da crise fazem com que o consumo seja freado e as primeiras coisas a serem cortadas são as não essenciais. Comprar um carro não é algo que se pense quando se está querendo equilibrar as contas.

Isso faz com que os veículos das montadoras fiquem parados no pátio. Para que elas possam vender o estoque acabam negociando melhor os valores, afinal, para elas não é vantagem ficar com os veículos parados.

Concessionários precisam de dinheiro

Muitos vendedores foram demitidos porque não havia movimento nas lojas. Os que ficaram passaram a fazer boa parte do atendimento on-line devido às restrições de abertura.

As concessionárias estão com dificuldade de fazer vendas e manter as portas abertas por falta de recursos. Com isso acabam indo atrás do consumidor com ofertas agressivas como descontos, IPVA pago e muitas outras.

Para quem pretende ter alguns benefícios a mais, esse pode ser um bom caminho.

Melhores condições de pagamento

Se está difícil para todo mundo vender, então o negócio é ceder ao consumidor e as formas como ele pode pagar.

Em momentos de crise além de conseguir melhores valores, se consegue parcelar em mais vezes e com as parcelas menores. Tudo isso para que se feche a venda.

Comprar um carro em momento de crise permite que a entrada seja melhor valorizada e o restante do valor flexibilizado.

Existem opções de novos e usados

Ao comprar carro em momento de crise logo se imagina adquirir um veículo novo. Essa realmente pode ser uma alternativa por alguns dos fatores que já foram apresentados, mas não é a única.

Os carros usados também podem ser bem interessantes, já que o número de compradores caiu. Da mesma forma eles podem estar com melhores preços e condições de pagamento. Entretanto, esse tipo de compra exige mais atenção, pois o desgaste pode comprometer o seu funcionamento.

Seguros também estão com vantagens

Comprar um carro requer contratar um seguro para garantir a proteção do bem. Mesmo com o preço reduzido ele ainda está no orçamento e é prudente não esquecê-lo.

As seguradoras também sentiram o impacto da crise, por isso ficou mais fácil encontrar opções de seguro auto barato. Ao fazer uma cotação é possível notar a redução dos valores em relação a um período atrás.

Aqui também cabe a regra de tentar negociar, como o mercado do seguro auto também desaqueceu, pode ser mais fácil encontrar melhores condições de preço e pagamento.

O que ponderar ao comprar carro em momentos de crise

Comprar carro em momentos de crise pode ser uma vantagem, principalmente para quem está buscando pelos melhores preços. Entretanto, nem tudo acaba sendo interessante, é preciso analisar diversos pontos.

Um deles é que os juros continuam subindo, isso significa que fazer um financiamento nesse momento pode sair caro. O veículo até pode estar com um preço atrativo, mas ao optar pelo parcelamento o consumidor pode perder essa vantagem.

O interessante seria pagar à vista ou usar uma carta de crédito de um consórcio, isso não afetaria tanto o custo final.

É necessário pensar se haverá recursos para arcar com todos os custos. Isso porque existe uma incerteza em relação ao desemprego e aumento dos preços de bens e serviços. Será preciso pagar as parcelas do veículo e todos os demais gastos que vem junto com ele.

Sem um bom planejamento financeiro, a recomendação é não arriscar nesse momento. Em outras palavras, pode ser melhor esperar as contas se equilibrarem.

Outro fator importante a considerar é a desvalorização do carro. Ela é maior durante os dois primeiros anos. Pode ser que consiga um carro com um bom preço, mas quando for revender ele perderá muito o valor de mercado, por isso pode não ser a melhor alternativa.

Comprar carro em momento de crise é uma boa alternativa para quem tem condições financeiras. Mas é preciso avaliar porque essa situação não vale para todos.

 

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *