Trending News

Notícias

Agente de Trânsito

Veículos novos, sem placa, podem transitar em todo território nacional no período da pandemia 

Veículos novos, sem placa, podem transitar em todo território nacional no período da pandemia
Foto: Freeimages.com

Devido a pandemia, o Contran permitiu que veículos novos, sem placa, transitem em todo território nacional, desde que com a nota fiscal.

Resumo da Notícia

  • A Res.782/20 referendou a Deliberação 185/20, ambas do Conselho Nacional de Trânsito, que amplia e interrompe prazos de processos e de procedimentos afetos aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.
  • Veículos novos poderão circular sem placa, apresentando a nota fiscal, desde que o prazo para a obtenção do CRV (Certificado de Registro de Veículo) não tenha expirado antes de 20 de março.
  • Não há um prazo definido para que a regra deixe de ser aplicada.

Foto: Freeimages.com

Entrou em vigor na quarta-feira (01), a Res.782/20, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que referenda a Deliberação 185/20 e permite que o proprietário circule com o veículo novo sem placa, apresentando a nota fiscal, desde que o prazo para a obtenção do CRV (Certificado de Registro de Veículo) não tenha expirado antes de 20 de março, enquanto durar a pandemia causada pelo coronavírus.

A decisão ocorre porque o prazo para registro e licenciamento está interrompido em todo País e a maioria dos Detrans está fechado para esse tipo de serviço.

A Secretaria Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura justificou a medida.

“Não se mostra adequado que o proprietário se veja diante da indisponibilidade de uso de seu bem, pois, no atual cenário, não consegue adotar providência para registro do veículo novo devido à suspensão das atividades em vários Detrans”, informou em nota.

Esclarecimentos

Segundo o advogado Márcio Dias, especialista em legislação de trânsito, a Deliberação permitia uma interpretação dúbia em relação a esse assunto e a Resolução veio esclarecer os fatos.

“A Resolução deixa claro que é permitido que um veículo novo, não emplacado ou não registrado, rode em todo território nacional sem a placa, portando a nota fiscal desde que não tenha expirado aquele prazo de 15 dias determinado na Res.04/98 no dia 20/03/20”, explica Dias.

Ainda conforme o advogado, assim que a situação voltar ao normal, será dado novo prazo para emplacamento de veículos nessa situação. “Assim que revogarem essa Resolução será concedido novamente o prazo de 15 dias para o emplacamento e regularização”, esclarece.

Saiba mais

CNH vencida na pandemia: até quando posso dirigir? Veja aqui! 

Infrações cometidas por veículos sem placa

Conduzir um veículo sem placa, porém, não é sinônimo de impunidade no caso do condutor cometer outras infrações de trânsito como, por exemplo, estacionar em local proibido, usar o celular ou até mesmo dirigir sem ser habilitado.

O proprietário do veículo só não pode ser autuado por trafegar sem as placas, mas é passível de punição por transitar em desacordo com outras regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com Márcio Krul, que também é especialista na área, é possível preencher o Auto de Infração de Trânsito (AIT) sem a placa, somente com os números do Chassi. “Em Curitiba, por exemplo, o AIT é emitido com base no chassi do veículo caso o mesmo não esteja registrado”, explica.

Nesses casos, a abordagem é obrigatória.

“Sem abordagem do agente de trânsito não tem como autuar o veículo”, conclui Krul.

Notícias Relacionadas

3 Comentários

  1. Rene Dias

    Excelente matéria!

  2. Pagamento de IPVA de veículos novos será prorrogado em São Paulo - Portal do Trânsito

    […] Veículos novos, sem placa, podem transitar em todo território nacional no período da pandemia  […]

  3. IN Trânsito Pagamento de IPVA de veículos novos será prorrogado em São Paulo

    […] Veículos novos, sem placa, podem transitar em todo território nacional no período da pandemia  […]

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *