Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de julho de 2024

Veja como condutores devem dar passagem a ambulâncias


Por Mariana Czerwonka Publicado 24/06/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h10
Ouvir: 00:00

Passagem para ambulância

Quando o sinal de trânsito está fechado e uma ambulância solicita passagem, alguns motoristas ficam em dúvida se devem ou não ultrapassar o sinal para liberar a pista para a ambulância. Alguns se queixam, inclusive, de terem recebido multas por avanço de sinal, por terem dado passagem a veículos de emergência.

De acordo com o superintendente municipal de trânsito da SMT, Francisco Junior, a prioridade da vida deve acontecer, porém com segurança. Ele alerta que o Samu é um serviço de urgência e emergência e caso solicite passagem, o condutor deve dar, porém com atenção para não furar o sinal vermelho e provocar outros acidentes.

“O condutor deve analisar a situação, prestar bastante atenção para verificar a passagem de outros veículos e pedestres, e então dar a passagem ao veículo de emergência”, explicou o superintendente.

Multas
Sobre as multas, ele informou que em diversas situações as pessoas alegam que foram notificadas por dar passagem a viatura do Samu. Francisco Júnior esclareceu que a passagem pode sim ser dada, e que uma triagem das notificações é feita pela superintendência de trânsito.

“Se a gente identificar um veículo furando o sinal e em seguida uma viatura do Samu, a gente descarta a notificação. Se houver falha nossa e a pessoa for notificada, ela poderá dar entrada na defesa prévia e a gente vai confirmar o arquivo, se a versão dela estiver apoiada nos fatos, com certeza a gente defere o pleito”, garantiu.

Fonte: Tribuna da Bahia

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *