Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Veja como cuidar dos bancos de couro do carro


Por Talita Inaba Publicado 24/07/2013 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 17h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Acessório que traz requinte e luxo ao veículo e seu proprietário, o banco de couro é um opcional muito desejado pelos motoristas, independente do valor do automóvel. A maioria dos donos, no entanto, dá atenção à manutenção necessária. Com o tempo, esse falta de cuidado por acarretar em rasgos no couro, e como consequência, a desvalorização do veículo em uma futura venda.

A limpeza dos bancos em couro é mais fácil que a dos assentos em tecido e dura mais tempo. O material favorece a conservação, entretanto, o brilho pode cair com a exposição excessiva ao sol. Em regiões quentes, os assentos e partes internas revestidas em couro, como portas e volante, necessitam de cuidados constantes. O sol queima, resseca e causa rachaduras.

Para tirar a poeira, basta apenas um pano seco e macio, uma vez por semana. Os bancos revestidos com couro claro podem precisar de uma limpeza mais profunda, pois deixam a sujeira à mostra. Uma dica eficiente é passar um pano umedecido com água e sabão líquido neutro nos assentos e partes em couro claro. Depois, é só retirar o excesso com um pano seco.

A hidratação é a melhor forma de cuidar do revestimento. Podendo ser feita em casa ou em oficinas especializadas, a hidratação revitaliza as partes em couro, conservando por mais tempo. Recomenda-se que seja feita uma vez por ano para que o couro fique sempre com um aspecto limpo e bonito.

Jamais devem ser utilizados produtos que contenham álcool, vaselina, silicone, querosene, removedor, gasolina ou qualquer outro derivado de petróleo. Esses produtos aumentam o desgaste do material e podem causar fissuras.

Fonte: Terra.com.br

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *