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Veja o passo a passo da instalação de engate e protetor de cárter 

Veja o passo a passo da instalação de engate e protetor de cárter

Instalação do engateAcessórios devem ser aplicados em lojas especializadas e seguir as orientações do manual de instrução

Ao adquirir um engate ou um protetor de cárter, o consumidor deve instalar os acessórios em lojas especializadas. Os produtos são desenvolvidos de acordo com as características e medidas de cada automóvel e os engates devem respeitar as normas e regras do Inmetro para não oferecer riscos aos usuários e terceiros.

Por este motivo, a Cequent ressalta a importância da escolha por acessórios homologados e certificados, como é o caso dos mais de 500 modelos de engate disponibilizados pelas marcas Engetran e DHF.

A instalação dos dois acessórios leva aproximadamente uma hora e geralmente segue os seguintes passos:

Engate

1) Em alguns veículos é necessário abaixar o escapamento. Em outros é possível instalar sem abaixar a peça. A indicação se encontra no manual de instalação.

2) Em seguida é preciso aplicar o kit de fixação, que pode ser composto por travas, parafusos, porcas e arruelas. Alguns veículos já possuem a rosca para o parafuso na própria longarina e outros precisam de furação para receber a trava.

3) Posicionamento do engate.

4) O engate então é fixado com os parafusos, responsáveis por manter o acessório preso à longarina.

5) Os parafusos são apertados e então o escapamento volta ao seu lugar, quando necessário.

IMPORTANTE: Não é obrigatório portar o manual de instalação de engate ao dirigir o veículo. No entanto, a etiqueta com todas as informações do produto não pode ser removida do mesmo. A Cequent ressalta a importância de verificar as fixações dos parafusos a cada 1000km rodados, assim como a fixação da esfera.

Protetor de cárter

1) Os protetores de cárter normalmente possuem 4 pontos de fixação, mas em alguns modelos eles são 3 ou mesmo 2.

2) A instalação utiliza os pontos de fixação do próprio veículo, furos roscados ou apenas furações da estrutura.

3) Para instalar a peça basta aplicar o kit de fixação, que pode ser composto por travas, parafusos, porcas e arruelas.

IMPORTANTE: Em alguns modelos os pontos de fixação são mais distantes da chapa de aço e, nestes casos, as hastes possuem 1,5mm de espessura. Caso contrário, a espessura é de 1,2mm. A engenharia do protetor permite que ele fique distante dos pontos móveis do motor. Sendo assim, em casos de trepidação, a peça não entra em contato com o motor. O peso do protetor é extremamente baixo em relação ao do veículo. Enquanto um veículo de passeio peso de 1000 a 2000kg, o protetor de cárter não chega a 3kg.

 

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