Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Viagem de férias: como devo transportar meu pet?


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/12/2021 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com a chegada das férias, chegam também as viagens. E quem não pode ficar de fora é o animalzinho de estimação. Por esse motivo explicaremos como transportar o pet nessas ocasiões.

Nesta época do ano as pessoas costumam viajar para encontrar familiares e amigos. O destino pode ser o campo, a praia ou uma cidade do interior. E quem não pode ficar de fora é o animalzinho de estimação. Por esse motivo explicaremos como transportar o pet durante a viagem de férias.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Paraná (Detran/PR), o pet não pode ir solto no veículo.

“No Art.252 do CTB consta que dirigir transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre braços e pernas é infração média. A penalidade a multa de R$ 130,16, mais quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, explicou o órgão.

Ainda conforme o Detran/PR para evitar multa e risco à segurança tanto dos passageiros quanto do próprio animal, o tutor deve adaptar alguma alternativa para transportar o pet com cautela. Veja algumas dicas do órgão.

Caixinha de transporte

transportar o petFoto: Depositphotos

 

Alguns animais preferem a caixa de transporte, desde que associe ela com algo legal, senão pode ser como um prisão. O condutor do veículo deve se certificar que a caixa não irá tombar ou obstruir a visão do motorista. A portinha deve estar fechada durante toda a viagem.

 

 

Transporte no assento

Foto: Depositphotos

 

Uma outra opção, segundo o Detran/PR, é a cestinha. O equipamento é ideal para pequenos pets. O condutor deve deixar preso no encosto do banco traseiro, prendendo a parte inferior com o cinto abdominal. A própria cestinha possui um outro cinto para prender durante a viagem.

Peitoral

 

O peitoral vai entre as pernas e a barriga do animal. Ele proporciona melhor a distribuição de proteção durante uma freada repentina. Dentro do carro é preciso prendê-lo num local firme. É possível utilizar o próprio cinto de segurança para isso. O condutor deve evitar deixar o peitoral frouxo, para não correr o risco de o pet cair entre os bancos.

 

 

 

A última dica, e não menos valiosa, é checar com o veterinário qual é o melhor equipamento, de acordo com o tamanho e o peso do animal, para viajar com total segurança e tranquilidade.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *