Notícias

Notícias

Virada Cultural Paraná terá ação de educação no trânsito 

Virada Cultural Paraná terá ação de educação no trânsito
Educação no trânsito na Virada
Equipe da Cia dos Ventos confecciona os bonecos gigantes que serão usados na Virada Cultural Paraná 2014 em montagens sobre educação no trânsito. Foto: Yasmim Rodrigues

Usar a arte e a cultura para levar mensagens de educação no trânsito para a população. Este é o objetivo da Semana de Arte-Educação da Virada Cultural Paraná 2014, que acontece de 11 a 14 de novembro em oito cidades do Estado. O destaque da programação é o Teatro de Bonecos Gigantes, que apresentará adaptações de clássicos infantis com conceitos de educação no trânsito em cada município que participa da virada.

Os eventos acontecerão em Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Maringá, Paranavaí, Toledo, São José dos Pinhais e Umuarama. Cada município programou atividades especiais para a Semana, como blitz educativa, pedaladas, palestras, peças teatrais, mesas-redondas, entre outras.

Teatro de Bonecos

Personagens famosos das histórias infantis aparecem repaginados durante a Semana de Arte-Educação para contar suas aventuras adaptadas à realidade do trânsito nas cidades.

Em forma de bonecos gigantes, Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos, A Bela e a Fera e A Pequena Sereia entram em cena para ensinar a importância de se respeitar às leis de trânsito.

O projeto é realizado pela Cia dos Ventos, especializada em ações teatrais com bonecos gigantes, e está sendo desenvolvido em etapas.

Primeiro foram selecionadas as equipes que participariam das montagens em cada cidade. Depois, essas equipes passaram por workshops de interpretação. Nesta semana, com a chegada dos bonecos e cenários em cada município, começaram as oficinas de manipulação dos bonecos. Os ensaios finais acontecem na semana que antecede o início da Virada.

As apresentações serão diárias durante a toda a Semana em cada uma das cidades-sede. Os locais e horários variam para que o espetáculo atinja o maior número de pessoas possível. Escolas e colégios municipais e estaduais recebem a montagem, assim como centros de convivência, praças, parques e outros espaços públicos. Após as apresentações, os Bonecos serão doados para os municípios, para que possam ser utilizados em outras atividades.

A programação completa da Semana de Arte-Educação pode ser conferida no site www.cultura.pr.gov.br.

Cultura e orientação

A Semana de Arte-Educação foi realizada pela primeira vez em 2013, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). O resultado foi tão positivo que se repete em 2014. A Virada Paraná conta ainda com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc-PR), Serviço Social da Indústria (Sesi-PR), TV éParaná, Sanepar e prefeituras.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']