Notícias

Notícias

Você quer modificar o seu carro? Veja o que é permitido 

Você quer modificar o seu carro? Veja o que é permitido

Modificações nos carrosQualquer alteração nas características originais do veículo deve ser comunicada e aprovada pelo Departamento Estadual de Trânsito.  Além disso, algumas modificações exigem Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Porém, nem tudo é permitido. A legislação é bem clara sobre o que pode e o que não pode. Veja a lista do Portal do Trânsito.

Faróis xênon

Só podem trafegar com farol de xenônio os veículos que tenham sistema de ajuste da altura das lâmpadas, de acordo com a inclinação das vias e limpador automático do farol, desde que aprovado pelo Detran  e aqueles que possuem essa característica original de fábrica. A norma também indica que a única cor de luz permitida é a branca. As lâmpadas de gás xenônio são mais potentes do que as convencionais. A medida visa a impedir que uma sujeira no farol ou um buraco na pista façam o facho de luz ofuscar a visão dos outros motoristas.

Insulfilm

A legislação permite a instalação e não é necessária a autorização do Detran. Porém, fica estipulado que transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para o para-brisa e 70% para os demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo. Um carro fora dessas especificações estará sujeito a multa, regularização e retenção.

Rodas e pneus

Rodas e pneus não devem ultrapassar o diâmetro do conjunto original, pois podem se chocar com o para-lamas em caso de pancada ou solavanco ao passar por um buraco, tirando o carro de controle. É necessária a autorização do Detran.

Potência do motor

Só pode ser aumentada em 10%. Carroceria, rodas, sistema de freios e suspensões são feitas para suportar um determinado limite de velocidade e aceleração. É necessária a aprovação do Detran e o CSV.

Suspensão

Para alterar a suspensão do veículo é necessário obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV), além de cumprir o que a legislação determina: a altura mínima deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos do solo ao ponto mais baixo da carroceria. Além disso, o conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo. A mudança deve ser registrada no CRV (Certificado de Registro de Veículo) e no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Cor

É permitida a alteração da cor predominante dos veículos, desde que autorizada pelo Detran. Se a alteração de cor for feita sem a aprovação do Detran, será passível de punição.

Modificações estéticas e visuais

É nessa categoria que se enquadram os veículos “tunados”.  São adaptações de outros veículos e modelos que podem ser instalados em vários carros diferentes. É necessária a autorização do Detran para efetuar a modificação, emissão do CSV, e a informação deverá constar na documentação do veículo.

Blindagem

É permitido, mediante autorização do Detran e emissão do CSV.

Troca de combustível

Para veículos de passeio é permitida a alteração, como por exemplo, de gasolina para álcool ou vice-versa, transformar em Flex ou Gás Natural Veicular (GNV). São necessárias a autorização do Detran e a emissão do CSV. A informação também deverá constar na documentação do veículo.


Artigos Recomendados Para Você

9 Comentários

  1. Thiago Souza

    Olá boa noite
    Poderia me tirar uma dúvida?! Eu tenho uma doblo carro de passei , eu consigo modificar no documento ela para carro utilitário , ou ela já se enquadra como utilitário mesmo não sendo baú ?!???

  2. Roselaine Costa

    Vcs pode me indica uma empresa que faz modificaçao de veiculo

  3. Carlos Assencio Rodrigues

    Bom dia!
    Comprei um carro que era de transmissão mecânica 5 marchas a diesel que foi transformado para automático.
    Pergunta: é permitido, precisa de alguma autorização, é necessário fazer alguma vistoria para aprovação.

    1. Mariana Czerwonka

      Carlos

      Essa modificação não está regularizada? Não consta no documento do veículo?

      Equipe Portal

  4. Timm

    Bom dia sobre a troca do sistema de iluminação (já que a data para entrar em vigor da medida do Contran 227 foi prorrogada) ainda se faz possível a alteração do tipo de iluminação do farol do veículo para LED. Entretanto, eu tenho buscado resposta para várias perguntas as quais nenhum órgão autoridade pode me esclarecer, ou também, acabei recebendo informações conflitantes. Entendo que a instalação de lâmpadas de LED são permitidas desde que siga-se os trâmites previstos em lei e realize-se inspeção para emissão do CSV. Aí surge a primeira dúvida, a lâmpada obrigatoriamente deve ter o selo do INMETRO? Ou a própria vistoria por entidade acreditada pelo INMETRO para emissão do CSV sana tal quesito? Segunda dúvida, posso substituir o farol inteiro? Por outro de mesmo modelo visual, entretanto com tecnologia LED já do fabricante? Este farol pode ser importado? A próxima dúvida seria sobre a alteração das lâmpadas das lanternas, não encontro informação se é permitido ou não, se também é feita a emissão do CSV para tal substituição. Toda informação que encontro são respectiva aos faróis. Poderia esclarecer tais dúvidas? Desde já agradeço.

    1. Mariana Czerwonka

      Matheus

      A norma não foi prorrogada, veja aqui:

      https://www.portaldotransito.com.br/noticias/norma-que-proibe-alteracao-no-sistema-de-iluminacao-dos-veiculos-nao-foi-prorrogada-entenda/

      Por esse motivo está proibida qualquer modificação no sistema de iluminação, não há a possibilidade de regularizar a alteração.

      Equipe Portal

  5. Eduardob

    Tenho fiorino e quero trocar a carcaça inteira pois está muito podre a lataria e consegui uma no ferro velho qual procedimento para eu trocar

    1. Mariana Czerwonka

      Eduardo

      Esses procedimentos podem variar de estado para estado, por esse motivo sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  6. Rosângela Cavalcante Correa Costa

    Tenho uma Fiat Doblô 5lugares gostaria de saber se podemos acrescentar mais lugares ? Se sim onde faço o procedimento? E quanto vou gastar +- alguém pode me dar essa informação por favor ?

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']