Notícias

CFC de sucesso

Existe roupa proibida para o dia do exame prático? Novo manual do Detran/MG esclarece 

Existe roupa proibida para o dia do exame prático? Novo manual do Detran/MG esclarece
Moto pista em Paracatu/MG. Foto: Divulgação PCMG

Além do tipo de roupa permitida no dia do exame prático, outros pontos são abordados pelo Manual que orienta candidatos, examinadores e instrutores de trânsito.

O Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) publicou, na semana passada, o novo manual de procedimentos e código de ética da banca examinadora. Segundo o órgão, o documento, com 21 páginas, é a referência básica na atuação dos examinadores de trânsito. Nele, estão descritos procedimentos que devem ser respeitados, tanto pelos servidores, como por candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação(CNH) e instrutores de trânsito.

Para Eurico da Cunha Neto, diretor do Detran/MG, que assina o documento, o manual não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas indicar o caminho que os profissionais devem seguir.

“Faça sua leitura com muita atenção, consulte-o sempre que necessário, discuta-o com colegas, difunda os seus ensinamentos, e, dessa forma, a banca examinadora mineira continuará sendo exemplo nacional”, aconselha.

Mesmo que destinado à banca examinadora, o documento traz informações sobre procedimentos importantes, como por exemplo o tipo de roupa no dia do exame prático.

Clique aqui e leia o Manual na íntegra 

Dicas para o dia do exame prático

Um dos dias mais aguardados- e também temidos- por todos os candidatos que estão tirando a CNH é o dia do exame prático de direção. Além de estar preparado depois das aulas no Centro de Formação de Condutores (CFC), é preciso que o candidato mantenha a calma e receba todas as orientações para conseguir a tão almejada aprovação.

Um dos temas que levanta dúvidas em vários candidatos é sobre o tipo de roupa a se usar no dia do teste prático.

Conforme o Manual, o examinador, além de orientar o candidato, deve dar o exemplo. No dia do exame prático – para categoria A e ACC- o futuro condutor deve usar:

  • Calça comprida, no mínimo até o tornozelo;
  • Camisa com mangas;
  • Capacete de acordo com o Contran;
  • Calçado fechado e preso aos pés.

Trajes proibidos

Ainda conforme o Manual, tanto nos exames práticos quanto teóricos é proibido usar:

  • short;
  • saia;
  • vestido curto;
  • roupas decotadas;
  • camiseta sem manga;
  • camisa, calça, distintivo ou qualquer símbolo que identifique a instituição a que se vincula;
  • calçado inadequado ou descalço (em se tratando de exame de prática de direção veicular).

Dicas do uso de roupa no dia do exame prático

Como Minas Gerais é um estado de considerável tamanho e com clima diversificado, pode haver uma variação de temperaturas de uma cidade para a outra. Por esse motivo é importante o aluno estar atento à previsão do tempo no dia da prova. Passar calor ou frio pode atrapalhar a concentração e até o rendimento do candidato.

Se no dia da prova estiver calor, o aluno deve optar por roupas mais claras e tecidos leves, que facilitem a transpiração. Já se a previsão é de frio, o indicado é usar roupas mais acolchoadas, porém deve-se evitar roupas que dificultem a movimentação.

Para os pés,  é obrigatório o uso de sapatos sem salto, que fiquem bem fixados aos pés e que não atrapalhem o uso dos pedais. Uma dica importante é que em dias de chuva, solados muito lisos podem escorregar nos pedais. Por esse motivo, é melhor usar calçado com uma sola antiderrapante. Em todos esses casos, o tênis pode ser a melhor opção.

Uma boa alternativa é optar por roupas que já tenham sido usadas e que o aluno tenha obtido a experiência de conforto.

Motocicleta

Nos casos de provas práticas para veículos de duas rodas, além do capacete, a viseira e a calça comprida, outros equipamentos que não são obrigatórios, são importantes para a segurança do motociclista, como luvas e botas.

No caso de motocicletas, é importante lembrar que roupas adequadas oferecem uma boa proteção em caso de queda. A vestimenta deve proteger completamente braços e pernas, sem folgas que se agitem com o vento, mas que permita uma boa liberdade de movimentos e com detalhes refletivos.

As luvas de couro e as sem forro proporcionam melhor aderência às manoplas, protegem de impactos. Além disso, protegem as mãos em caso de quedas, quando ocorre o movimento instintivo de tentar se apoiar. Nos pés, o ideal é o uso de botas. Nesse sentido, cano alto, solas de borracha e salto baixo se encaixam melhor nas pedaleiras, possuem mais aderência e protegem os tornozelos.

Cuidados com o coronavírus

Ainda estamos passando pela pandemia causada pela Covid-19. Por esse motivo, além das roupas adequadas, há outros cuidados que os candidatos devem levar em conta.

Antes do início dos exames, tanto o examinador quanto o aluno devem higienizar as mãos com álcool em gel 70%.Além disso, ambos devem usar máscaras durante todo o exame. Deve-se evitar o contato físico e o ideal é manter o distanciamento.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']