Existe roupa proibida para o dia do exame prático? Novo manual do Detran/MG esclarece
Além do tipo de roupa permitida no dia do exame prático, outros pontos são abordados pelo Manual que orienta candidatos, examinadores e instrutores de trânsito.
O Departamento Estadual de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) publicou, na semana passada, o novo manual de procedimentos e código de ética da banca examinadora. Segundo o órgão, o documento, com 21 páginas, é a referência básica na atuação dos examinadores de trânsito. Nele, estão descritos procedimentos que devem ser respeitados, tanto pelos servidores, como por candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação(CNH) e instrutores de trânsito.
Para Eurico da Cunha Neto, diretor do Detran/MG, que assina o documento, o manual não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas indicar o caminho que os profissionais devem seguir.
“Faça sua leitura com muita atenção, consulte-o sempre que necessário, discuta-o com colegas, difunda os seus ensinamentos, e, dessa forma, a banca examinadora mineira continuará sendo exemplo nacional”, aconselha.
Mesmo que destinado à banca examinadora, o documento traz informações sobre procedimentos importantes, como por exemplo o tipo de roupa no dia do exame prático.
Clique aqui e leia o Manual na íntegra
Dicas para o dia do exame prático
Um dos dias mais aguardados- e também temidos- por todos os candidatos que estão tirando a CNH é o dia do exame prático de direção. Além de estar preparado depois das aulas no Centro de Formação de Condutores (CFC), é preciso que o candidato mantenha a calma e receba todas as orientações para conseguir a tão almejada aprovação.
Um dos temas que levanta dúvidas em vários candidatos é sobre o tipo de roupa a se usar no dia do teste prático.
Conforme o Manual, o examinador, além de orientar o candidato, deve dar o exemplo. No dia do exame prático – para categoria A e ACC- o futuro condutor deve usar:
- Calça comprida, no mínimo até o tornozelo;
- Camisa com mangas;
- Capacete de acordo com o Contran;
- Calçado fechado e preso aos pés.
Trajes proibidos
Ainda conforme o Manual, tanto nos exames práticos quanto teóricos é proibido usar:
- short;
- saia;
- vestido curto;
- roupas decotadas;
- camiseta sem manga;
- camisa, calça, distintivo ou qualquer símbolo que identifique a instituição a que se vincula;
- calçado inadequado ou descalço (em se tratando de exame de prática de direção veicular).
Dicas do uso de roupa no dia do exame prático
Como Minas Gerais é um estado de considerável tamanho e com clima diversificado, pode haver uma variação de temperaturas de uma cidade para a outra. Por esse motivo é importante o aluno estar atento à previsão do tempo no dia da prova. Passar calor ou frio pode atrapalhar a concentração e até o rendimento do candidato.
Se no dia da prova estiver calor, o aluno deve optar por roupas mais claras e tecidos leves, que facilitem a transpiração. Já se a previsão é de frio, o indicado é usar roupas mais acolchoadas, porém deve-se evitar roupas que dificultem a movimentação.
Para os pés, é obrigatório o uso de sapatos sem salto, que fiquem bem fixados aos pés e que não atrapalhem o uso dos pedais. Uma dica importante é que em dias de chuva, solados muito lisos podem escorregar nos pedais. Por esse motivo, é melhor usar calçado com uma sola antiderrapante. Em todos esses casos, o tênis pode ser a melhor opção.
Uma boa alternativa é optar por roupas que já tenham sido usadas e que o aluno tenha obtido a experiência de conforto.
Motocicleta
Nos casos de provas práticas para veículos de duas rodas, além do capacete, a viseira e a calça comprida, outros equipamentos que não são obrigatórios, são importantes para a segurança do motociclista, como luvas e botas.
No caso de motocicletas, é importante lembrar que roupas adequadas oferecem uma boa proteção em caso de queda. A vestimenta deve proteger completamente braços e pernas, sem folgas que se agitem com o vento, mas que permita uma boa liberdade de movimentos e com detalhes refletivos.
As luvas de couro e as sem forro proporcionam melhor aderência às manoplas, protegem de impactos. Além disso, protegem as mãos em caso de quedas, quando ocorre o movimento instintivo de tentar se apoiar. Nos pés, o ideal é o uso de botas. Nesse sentido, cano alto, solas de borracha e salto baixo se encaixam melhor nas pedaleiras, possuem mais aderência e protegem os tornozelos.
Cuidados com o coronavírus
Ainda estamos passando pela pandemia causada pela Covid-19. Por esse motivo, além das roupas adequadas, há outros cuidados que os candidatos devem levar em conta.
Antes do início dos exames, tanto o examinador quanto o aluno devem higienizar as mãos com álcool em gel 70%.Além disso, ambos devem usar máscaras durante todo o exame. Deve-se evitar o contato físico e o ideal é manter o distanciamento.