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Veja como dar uma boa aula teórica no CFC em cinco passos! 

Veja como dar uma boa aula teórica no CFC em cinco passos!
Existem estratégias que o instrutor de trânsito pode utilizar para conseguir atingir o melhor resultado. Foto: Depositphotos

Existem estratégias que podem facilitar a vida do instrutor de trânsito e ajudá-lo a dar uma boa aula teórica no CFC. Veja o passo a passo.

Instrutor dá uma boa aula teórica no CFC
Existem estratégias que o instrutor de trânsito pode utilizar para conseguir atingir o melhor resultado. Foto: Depositphotos

Dar aulas teóricas para quem vai tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma missão nobre e de extremo significado. A responsabilidade do instrutor de trânsito é um valioso compromisso social, pois os conhecimentos e a experiência que compartilha com os alunos se refletirão nos seus comportamentos como condutores e cidadãos, por toda a vida. Apesar de parecer difícil, existem estratégias que podem facilitar a vida do instrutor de trânsito e ajudá-lo a dar uma boa aula teórica no Centro de Formação de Condutores (CFC).

 


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Veja o passo a passo de como dar uma boa aula teórica no CFC

Passo 1: planejamento da aula

Os planos de aula, principalmente os propostos pela Tecnodata Educacioanal, são sugestões para divisão dos temas e conteúdos dentro do tempo de cada aula. Além disso, sobre a utilização dos recursos didáticos e metodologia para cada tema a ser estudado. “O objetivo desses planos é orientar o instrutor na organização das aulas teóricas, ficando a seu critério fazer eventuais adaptações para melhor adequá-las à realidade do seu local de trabalho”, explica Celso Mariano, especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional.

Para que os planos de aula sejam aproveitados ao máximo, é necessário que o instrutor tenha compreendido completamente sua funcionalidade.

No plano devem constar o nome da disciplina e o número da aula ao qual o plano se refere. Na sequência deve estar bem claro o objetivo geral, que é a meta maior que aluno ao estudar esta disciplina deverá alcançar. Já, os objetivos específicos detalham as etapas de aprendizagem que o aluno deve alcançar a cada tema da disciplina.

O plano de aula também aborda a aplicação da metodologia, bem como a utilização de recursos didáticos.

Passo 2: abordagem inicial

A maneira de iniciar o curso é fundamental para que o instrutor estabeleça um ambiente cordial e positivo.

Uma das primeiras dicas é tentar eliminar a sensação de frustração e impotência que temos diante dos grandes problemas, principalmente quando pensar que sua contribuição será pequena demais para ajudar em alguma coisa. “É preciso convencer-se de que o importante é cada um fazer a sua parte”, avalia Mariano.

A abertura da aula também é uma excelente oportunidade de demonstrar com entusiasmo a importância prática do assunto a se estudar. Ou seja, tanto para a sociedade, para a família e para cada pessoa, transmitindo a sensação de que aquele conhecimento fará diferença na vida de cada um.

“Conscientize-se de que todos fazem parte do mesmo problema. Se o trânsito está inadequado e violento esse é um reflexo do comportamento de todos: condutores e não condutores. É preciso decidir como afetar o trânsito positivamente”, orienta o especialista.

Passo 3: tire proveito da experiência dos alunos

De acordo com o especialista, os grupos de futuros condutores são muito heterogêneos no que diz respeito a experiências de vida, conhecimentos, necessidades, interesses e objetivos. É necessário que o instrutor interaja com o grupo, fazendo fluir depoimentos e debates que permitam uma aprendizagem baseada em problemas reais e na discussão de casos. Estas atividades, além de permitir o compartilhamento de ideias, promovem a integração do grupo e reforçam a autoestima dos participantes. “O instrutor deverá estar atento à eventual acomodação ou diminuição do interesse dos alunos durante as aulas e combater estas tendências com perguntas instigantes, pré-elaboradas, que certamente trarão todos de volta à participação”, diz Mariano.

Passo 4: justificando a necessidade e utilidade de aprender

O instrutor de trânsito precisa ter em mente que os adultos se sentem motivados a aprender quando entendem as vantagens, bem como os benefícios de um aprendizado. Ou, ainda, as consequências negativas da falta de conhecimento. “O método deve permitir que o participante perceba suas próprias deficiências. E, também, a diferença entre atitude e comportamento ideal, quando comparados com os atuais”, ilustra o especialista.

Passo 5: participação e responsabilidade

Conforme Mariano, deve-se evitar o modelo de ensino no qual os participantes ficam aguardando que o instrutor lhes diga o que é certo ou errado e o que deve ser feito. É possível conseguir isso se, durante e após os estudos de caso, os participantes se autoavaliarem, por exemplo, tanto no que diz respeito ao aprendizado dos conteúdos como no aproveitamento geral do curso. “Se o curso tem a participação de todos, então todos se sentirão corresponsáveis pelos bons resultados”, finaliza.


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Conscientização: reflexo de uma boa aula teórica no CFC

Para ter certeza que está ministrando uma boa aula teórica no CFC, o importante, de acordo com o especialista, é que o instrutor saiba que muito mais do que simplesmente conhecer leis e procedimentos necessários às aprovações nos exames de habilitação, o cidadão precisa conscientizar-se de que seu comportamento no trânsito relaciona-se com algo extremamente valioso e frágil: a vida humana.

“E, o fundamental, que para preservá-la é necessário muito mais do que simplesmente aprender a dirigir”, conclui Mariano.

 

Quer saber mais? Conheça o Manual do Instrutor da Tecnodata e outros materiais que podem te ajudar!

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2 Comentários

  1. Raquel Rodrigues Trechinski

    Excelente texto e realidade dos profissionais instrutores teóricos, me apaixonei pela teoria e fiquei por aqui, ponderou que não importa o quanto você tenha experiências, jamais pode procrastinar profissionalização, e os resultados são explícitos na média de aprovação, muito difícil ver instrutores que acompanham seus alunos até realização da prova, contudo ainda existem tecnologias e recursos didáticos necessários nessa era do Remoto que limita uso de todas as técnicas de ensino, mas seguimos formando com orgulho os candidatos inspirando a saírem pro trânsito e pra vida sendo cidadãos conscientes… obrigada a vocês da equipe que nos proporcionam ter os melhores recursos pra sempre nos lembrarmos disso

    1. Mariana Czerwonka

      Raquel

      Agradecemos pelas suas palavras!

      Equipe Portal

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