08 de dezembro de 2025

PL que prevê parcelamento de débitos de multas de trânsito é aprovado


Por Agência de Notícias Publicado 13/10/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h02
Ouvir: 00:00

Se entrar em vigor, o parcelamento de débitos de multas de trânsito valerá em todo País. A proposta deve, agora, seguir para o Senado.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que autoriza os departamentos de trânsito (Detrans) a realizarem o parcelamento de multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro. A proposta deverá seguir para o Senado, a menos que haja recurso para que haja votação pelo Plenário.

Atualmente, a matéria é regulada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e alguns Detrans já colocam em prática. O texto que recebeu aprovação prevê ainda que só será possível o parcelamento de multas em outro estado se houver convênio entre os Detrans. Ou seja, o Detran de origem do veículo e o que notificou.

Por recomendação da relatora, deputada Clarissa Garotinho (União-RJ), o texto aprovado foi o substitutivo da Comissão de Viação e Transportes ao Projeto de Lei 2959/19, de autoria do deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP).

Substitutivo

O substitutivo permite que a solicitação do parcelamento e o pagamento da primeira parcela sejam suficientes para a emissão do Certificado de Registro e do Certificado de Licenciamento Anual referente ao ano da infração ou ao ano seguinte.

“A aprovação de qualquer projeto que permita o parcelamento de multas de trânsito irá beneficiar milhares de brasileiros. Principalmente aqueles que se encontram em dificuldade para quitar estes débitos e regularizar a documentação de seus veículos”, sustentou Clarissa Garotinho.

As informações são da Agência Câmara de Notícias

 

Agência de Notícias

Conteúdo enviado por Agências de Notícias especializadas que distribuem gratuitamente material específico aos grandes sites.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *