16 de dezembro de 2025

Cidade na Espanha cria faixa central para motocicletas


Por Mariana Czerwonka Publicado 06/06/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h50
Ouvir: 00:00
Faixa central para motocicletasFoto: Divulgação

A cidade espanhola de Vigo iniciou em março uma experiência inovadora em relação ao tráfego de motocicletas. São corredores exclusivos, em importantes avenidas, com largura de 1,30m entre as pistas, evitando assim o constante ziguezague dos motociclistas para desviar dos demais veículos.

A medida da implantação de faixas centrais exclusivas para motocicletas nas grandes vias urbanas, além da liberação do tráfego de motos nos corredores de ônibus e dos bolsões nos semáforos, são algumas das bandeiras defendidas pelos membros do Conselho Municipal.

Vigo é uma grande metrópole, contando com uma população de mais de 300 mil habitantes e o forte crescimento econômico da região nas últimas décadas gerou transtorno urbano com o aumento do tráfego de veículos. As recentes melhorias no transporte público e o estímulo ao uso de moto levaram a cidade a ser considerada uma das mais seguras da Espanha na questão do trânsito.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *