06 de dezembro de 2025

É fake que você pode iniciar o processo da CNH três meses antes dos 18 anos

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que a idade mínima para iniciar o processo de habilitação é 18 anos completos.


Por Mariana Czerwonka Publicado 06/03/2025 às 08h15
Ouvir: 00:00
CNH 18 anos alta
Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que a idade mínima para iniciar o processo de habilitação é 18 anos completos. Foto: Rachid Waqued/Detran-MS

Nos últimos dias, tem circulado a informação de que jovens podem dar entrada no processo de primeira habilitação (CNH) três meses antes de completarem 18 anos. No entanto, essa informação não é verdadeira.

Atualmente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que a idade mínima para iniciar o processo de habilitação é 18 anos completos. Isso significa que só é possível se inscrever em um Centro de Formação de Condutores (CFC) e dar início às etapas do processo – incluindo exames médicos e aulas teóricas – após atingir a maioridade.

Embora exista um Projeto de Lei (PL 3396/21) que propõe a possibilidade de antecipar a inscrição na autoescola para três meses antes de o candidato completar 18 anos, essa medida ainda não foi aprovada e não está em vigor. Para que se torne uma regra, o projeto precisa passar por todas as etapas de tramitação no Congresso Nacional. Além disso, o Presidente da República deve sancionar a matéria.

Portanto, qualquer informação afirmando que essa mudança já está valendo é falsa.

“Quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve seguir a legislação vigente e aguardar até os 18 anos completos para iniciar o processo”, explica Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito.

Se você viu essa informação circulando, compartilhe esta matéria e ajude a combater a desinformação.

Mariana Czerwonka

Meu nome é Mariana, sou formada em jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e especialista em Comunicação Empresarial, pela PUC/PR. Desde que comecei a trabalhar, me envolvi com o trânsito, mais especificamente com Educação de Trânsito. Não tem prazer maior no mundo do que trabalhar por um propósito. Posso dizer com orgulho que tenho um grande objetivo: ajudar a salvar vidas! Esse é o meu trabalho. Hoje me sinto um pouco especialista em trânsito, pois já são 11 anos acompanhando diariamente as notícias, as leis, resoluções, e as polêmicas sobre o tema. Sou responsável pelo Portal do Trânsito, um ambiente verdadeiramente integrador de informações, atividades, produtos e serviços na área de trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *