05 de dezembro de 2025

Colunista

Trânsito e a Sociedade


Inovações baratas, verdes, circulares e ousadas


As soluções de engenharia de baixo custo podem “fazer mágica”, em determinados casos. Leia mais sobre o assunto no post de Celso Mariano.


As soluções de engenharia de baixo custo podem “fazer mágica”, em determinados casos. Leia mais sobre o assunto no post de Celso Mariano.

Vida no Trânsito em Curitiba


O Brasil ganhou um presente da ONU/OMS: uma metodologia que aqui batizamos de “Vida no Trânsito”. Você sabe o que é isso? Será que o prefeito de sua cidade sabe? Leia o post de Celso Mariano.


O Brasil ganhou um presente da ONU/OMS: uma metodologia que aqui batizamos de “Vida no Trânsito”. Você sabe o que é isso? Será que o prefeito de sua cidade sabe? Leia o post de Celso Mariano.

Vagas especiais de estacionamento: quem precisa?


Por que devemos respeitar as vagas de estacionamento destinadas às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e idosos? Leia o post de Celso Mariano.


Por que devemos respeitar as vagas de estacionamento destinadas às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e idosos? Leia o post de Celso Mariano.

Ônibus, pra que te quero?


Curitiba completa 323 anos e Celso Mariano aproveita a comemoração para escrever sobre o ônibus, que é o modal de transporte de massa da capital paranaense e, muitas vezes, exemplo para outras cidades.


Curitiba completa 323 anos e Celso Mariano aproveita a comemoração para escrever sobre o ônibus, que é o modal de transporte de massa da capital paranaense e, muitas vezes, exemplo para outras cidades.

Carro próprio, pra que te quero?


A quantidade de veículos é um dos fatores que mais contribui para o mau funcionamento do trânsito, mas o grande problema é como os utilizamos. Leia o post de Celso Mariano.


A quantidade de veículos é um dos fatores que mais contribui para o mau funcionamento do trânsito, mas o grande problema é como os utilizamos. Leia o post de Celso Mariano.

Táxi, pra que te quero?


A proposta do Uber está para o táxi tradicional como o celular está para o telefone fixo, este para o telégrafo, ou como o papel foi para o pergaminho. O táxi vai ter que se reinventar. Post de Celso Mariano.


A proposta do Uber está para o táxi tradicional como o celular está para o telefone fixo, este para o telégrafo, ou como o papel foi para o pergaminho. O táxi vai ter que se reinventar. Post de Celso Mariano.

Celular pra quê? – II


Celso Mariano aborda mais uma vez esse assunto com o intuito de analisar detalhadamente essa tecnologia que influencia diretamente na segurança do trânsito.


Celso Mariano aborda mais uma vez esse assunto com o intuito de analisar detalhadamente essa tecnologia que influencia diretamente na segurança do trânsito.

Celular pra quê?


Não há atenção que resista ao apelo de um telefone tocando, e não há mente que mantenha uma conversa ao telefone sem dedicar grande atenção. Post de Celso Mariano.


Não há atenção que resista ao apelo de um telefone tocando, e não há mente que mantenha uma conversa ao telefone sem dedicar grande atenção. Post de Celso Mariano.

Dezoito anos de CTB: a maturidade não veio


Celso Mariano defende que se educássemos para o trânsito, o CTB chegaria na maioridade com mais maturidade, e com certeza menos calamidade.


Celso Mariano defende que se educássemos para o trânsito, o CTB chegaria na maioridade com mais maturidade, e com certeza menos calamidade.

Os buracos da cidadania


O que pode e deve ser feito pelo cidadão comum em relação ao impacto da má conservação das estradas brasileiras nos acidentes de trânsito? Leia o post de Celso Mariano.


O que pode e deve ser feito pelo cidadão comum em relação ao impacto da má conservação das estradas brasileiras nos acidentes de trânsito? Leia o post de Celso Mariano.