Notícias

Notícias

10 maneiras de preservar seu carro em enchentes 

Com o verão e o aumento do volume de chuvas, os motoristas precisam ficar atentos para não comprometerem o funcionamento de seus carros caso se deparem com uma rua alagada. Para prevenir os motoristas, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) elaborou dez recomendações para preservar o veículo em áreas alagadas. Confira:

1- Não dê partida caso o motor morra:
Se o motor morrer durante a travessia, o motorista jamais deve dar a partida, já que existe a possibilidade de admissão de água, o que pode causar danos por um calço hidráulico (travamento do motor). O correto é manter o carro desligado e o levar até uma oficina para receber os reparos.

2- Observe a altura do nível da água:
A maioria das montadoras estabelece uma altura máxima para essas travessias. A água não pode estar em uma altura que supere o centro da roda.

3- Dirija em baixa velocidade:
Durante o alagamento o motorista deve dirigir em baixa velocidade, mantendo uma rotação maior e constante ao motor, em torno de 2.500 rotações por minuto (RPM), o que diminui a variação do nível da água e seu respingar junto ao motor.

4- Em veículos automáticos utilize a troca de marchas manual:
Nos veículos com transmissão automática, a troca de marchas deve ser feita manualmente, selecionando a posição 1, para que o carro não desenvolva tanta velocidade, imprimindo uma rotação maior ao motor.

5- Utilize o ajuste de tração:
Alguns veículos automáticos oferecem a opção de ajuste de tração. Embora essa função seja para dar maior segurança em trechos de baixa aderência – como neve e lama -, no caso de alagamento ela auxilia no controle de velocidade e rotação do motor.

6- Sempre mantenha a calma:
É recomendado que o motorista sempre mantenha a calma em casos de sintomas como o aumento do esforço ao esterçar (no caso de direção hidráulica), variação na luminosidade das luzes do painel, alertas sonoros, flutuação dos ponteiros, luz de bateria e ABS (se disponível) acesas, aumento do esforço ao acionar os freios e interrupção do funcionamento da tração 4 X 4 (veículos diesel). Isto pode ocorrer devido a perda da aderência entre a correia auxiliar e as polias da bomba de direção. Caso isso ocorra, o correto é reforçar a cautela e manter o menor número de equipamentos ligados.

7- Desligue o ar condicionado:
O ar condicionado deve ser desligado para evitar que alguns componentes joguem água na tomada de ar do motor, o que pode causar calço hidráulico.

8- Faça um check-up preventivo:
o Check-up é recomendado para que se possam corrigir possíveis problemas na injeção eletrônica e evitar maus contatos.

9- Faça a revisão do cânister e do óleo de transmissão:
Pode haver contaminação desses componentes, o que causaria a redução da vida útil de componentes como a embreagem, a suspensão e os freios.

10- Limpe o sistema de ventilação:
Se houver travessias consecutivas em alagamentos, recomenda-se uma limpeza do sistema de ventilação, pois ele poderá estar contaminado por fungos, microorganismos e bactérias.

Fonte: Terra.com

Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']