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99 lança iniciativas de apoio aos motoristas parceiros e prevê impactar PIB em mais de meio bilhão de reais 

99 lança iniciativas de apoio aos motoristas parceiros e prevê impactar PIB em mais de meio bilhão de reais
Foto: Depositphotos

Diante dos desafios do atual momento devido aos constantes aumentos no combustível, a 99 lança um pacote de benefícios para os motoristas parceiros do aplicativo.

Como apoio aos motoristas parceiros que vivenciam os desafios do atual momento enfrentado pelo setor de transportes por aplicativo devido aos constantes aumentos no combustível, a 99 lança um pacote de ações que serão colocadas em prática ao longo do segundo semestre. Algumas delas já começaram neste mês de agosto.

O objetivo é colaborar com os ganhos dos motoristas parceiros e a previsão é impactar PIB em mais de meio bilhão de reais.

Livia Pozzi
Livia Pozzi é Diretora de Operações e Produtos da 99. Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com Livia Pozzi, Diretora de Operações e Produtos da 99, com o pacote, a empresa estima injetar mais de R$ 570 milhões ao PIB brasileiro até dezembro, além do valor já gerado pela atividade intermediada pela companhia.

Ela ressalta que em 2020, este montante foi de R$ 15 bilhões, segundo um estudo da Fipe que considera o impacto econômico da renda obtida pelos motoristas parceiros, gastos em seus custos operacionais, como alimentação e aumentos no combustível, e no consumo de suas famílias, como bens e serviços em geral.

“Esses valores mostram como a atividade da 99 é importante para a economia brasileira e nosso compromisso é continuar apoiando a geração de renda pelos parceiros da plataforma. Ainda assim, com esse pacote, nosso objetivo é retomar o equilíbrio da operação, levando em consideração a nova realidade do serviço, como o crescimento do volume de chamadas por meio da plataforma, impulsionado pela adoção em massa da modalidade pelas pessoas da classe C”, enfatiza a diretora.

As iniciativas somam-se aos benefícios concedidos pela empresa por meio do programa de parceria SOMOS99 que, entre outras vantagens, garante 10% de desconto no combustível dos 3.2 mil postos da rede Shell. Nesse sentido, já foi responsável por R$ 3,1 milhões de economia aos motoristas parceiros.

Iniciativas já em vigência

  1. Taxa Zero

A taxa de intermediação cobrada pela 99 será zerada em dias ou horários específicos ao longo dos meses em todas as categorias, exceto táxi. Dessa maneira, o valor integral da corrida será repassado ao motorista parceiro. Nas cidades onde há a cobrança de preço público, a 99 faz a dedução desse valor e o repassa ao município. Os motoristas serão comunicados com antecedência sobre os dias de Taxa Zero. Por exemplo, apenas na cidade de São Paulo, a iniciativa, em teste desde julho, já gerou R$ 3 milhões de retorno aos motoristas parceiros.


  1. Escolha Inteligente

Em cidades e períodos selecionados, a plataforma apresentará as opções de incentivo disponíveis de corrida para que o motorista parceiro escolha aquela que melhor atenda à sua rotina. Os incentivos oferecem ganhos financeiros para quem cumprir os requisitos das campanhas.


  1. Corrida Turbinada

Com essa opção, o motorista adquire um pacote de bônus que é aplicado à dinâmica de preço das suas corridas durante um determinado período de tempo. É importante destacar que este valor extra não impacta no preço final ao passageiro, ou seja, é subsidiado integralmente pela 99.


  1. Reembolso Rápido

Atendendo a uma das maiores insatisfações entre os motoristas, a 99 fará a revisão do sistema de solicitação de reembolso no app. Em outras palavras, serão feitas adaptações para agilizar o processo de pagamento ao motorista quando o passageiro não paga a corrida. 


  1. Revisão de Políticas da Plataforma

Revisão da política de cancelamentos que bloqueia o motorista parceiro por infrações às regras da plataforma. Entretanto, atitudes que vão de encontro com as políticas de uso da plataforma – como casos de ofensa e preconceito – ou infrações à lei vigente continuarão sujeitas às consequências previstas em nossos Termos de Uso.

Alta no volume de corridas

A executiva destaca, ainda, que desde o início da pandemia, a 99 vem observando um aumento do volume de pedidos na plataforma pela população da classe C. “Sem o privilégio do trabalho remoto, as pessoas com menor renda passaram a utilizar mais transportes por aplicativo. Nesse sentido, uma pesquisa Datafolha constatou que, entre as pessoas da classe C, 40% afirma ter aumentado a frequência de utilização do app em 2020. Além disso, 31% começou a utilizar a modalidade por causa da pandemia”, evidencia Livia Pozzi.

Para a diretora, a classe C também representa a maioria de usuários da plataforma devido aos preços acessíveis praticados pela empresa.

“O aumento da gasolina impacta todos os setores, mas o de transporte sente os efeitos primeiro. Nosso compromisso com a sociedade é de continuar garantindo a geração de renda aos nossos motoristas parceiros. Por outro lado, também seguir promovendo o acesso à mobilidade por parte das pessoas que precisam do serviço”, salienta.

Somada a este aumento, a retomada das atividades econômicas no início de 2021 fez as classes A e B voltarem a utilizar o serviço.. Dessa forma, intensificando o volume de chamadas solicitadas por meio da plataforma. “Para incentivar a disponibilidade de motoristas, a 99 está promovendo pelo segundo ano consecutivo a campanha Direção Premiada. Nela sortearemos oito carros de R$ 80 mil. Além disso, uma casa no valor de R$ 200 mil e prêmios semanais”, comemora e finaliza a executiva.

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