Notícias

Notícias

Ao dirigir, mantenha a postura 

Ao dirigir, mantenha a postura

Postura ao volanteTambém na direção, é importante ter a posição correta. Aprenda a postura adequada para guiar seu automóvel

Seja no horário de pico ou em uma estrada livre, dirigir exige postura. As muitas horas no trânsito são um vilão dos músculos e articulações. Por isso, é preciso fazer ajustes para não sofrer com as dores causadas pelo mau posicionamento.

Conforme especialistas, o hábito de passar mais de uma hora e meia no trânsito pode provocar dores e lesões, além de transtornos emocionais.

O fisioterapeuta José Meudo atenta para detalhes importantes antes de dar a partida no seu carro. “A distância do banco, altura e inclinação em relação ao painel e a direção são preocupações importantes. A posição correta é estar com as duas mãos no volante e o cotovelo levemente refletido. As pernas devem ficar dobradas em um ângulo de 90°”.

O especialista em ergonomia automotiva e diretor conselheiro da SAE Bahia, Rodrigo Leite, salienta que os bancos do carro devem vestir o condutor. O cinto de segurança deve passar pelo ombro e atravessar o peito sem tocar no pescoço. “Na hora dos ajustes, os controles como volante e câmbio devem estar ao alcance da mão do motorista, que também deve prezar pela visibilidade interna e externa sem esforço físico”.

Rodrigo ressalta que os engenheiros levam em consideração pessoas com um padrão de altura médio entre 1, 5 metro à 2 metros para fabricar os veículos. Para as variáveis dos diferentes biotipos os usuários devem obedecer às regulagens. “Os veículos mais luxuosos apresentam mais possibilidades de regulagens em relação a veículos mais básicos”.

Segundo Leite, cada vez mais a indústria automotiva tem se voltado e focado no consumidor. Itens como câmera de ré, volante com regulagem de altura e profundidade e câmbio automático são comodidades disponíveis em modelos mais caros.

Riscos à saúde

De acordo com José Meudo, mais que um torcicolo ou uma dor nas costas no dia seguinte, ficar muito tempo no trânsito pode agravar outros quadros mais graves. “Manter a mesma posição por muito tempo é ruim para músculos, articulações e circulação sanguínea”.

Ficar muito tempo sentado também pode agravar problemas como hérnias de disco, lesões e ligamentos musculares.

Fonte: O Povo

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']