Notícias

Notícias

App ajuda motorista a encontrar combustível com menor preço 

App ajuda motorista a encontrar combustível com menor preço

Combustíveis mais baratosO aplicativo Gazo dá uma mãozinha ao motorista: mostra quais são os postos mais próximos, quais as bandeiras e os preços dos combustíveis em cada um deles

aplicativo Gazo quer ajudar o motorista. Com ele, é possível encontrar qual o posto de combustível mais próximo, o que deve ajudar naqueles momentos de desespero, quando a luz vermelha se acende.

Mas ele vai além da localização. No Gazo, o motorista também pode consultar o preço dos combustíveis e também outras informações sobre o posto (tem banheiro? E loja de conveniência?).

O app foi desenvolvido por uma empresa brasileira chamada Neoway, especializada em Big Data e análise de dados. O Gazo é a primeira investida deles em produtos para o consumidor final.

A ideia para o Gazo surgiu em uma filial que a Neoway tem no Vale do Silício, criada em 2012. “O nosso escritório dos EUA tem como objetivo prestar atenção na inovação que acontece no Vale e leva-la ao Brasil”, contou a EXAME.com Mariana de Paula, diretora de operações da filial da Neoway no Vale do Silício.

Mas em que ponto a expertise da empresa se liga ao aplicativo? Um dos setores estudados pela Neoway é de transporte rodoviário. Com uma base de dados públicos, a Neoway tem mais de 60 mil postos ativos no Brasil todo mapeados.

Todos esses postos de garolina são exibidos no Gazo. Mas ele também se apoia na colaboração dos usuários: as informações de preço de combustível precisam ser colocadas pelos motoristas. Caso o usuário do app vá a um posto e constate um preço diferente, pode sugerir a correção.

O aplicativo é gratuito e sem anúncios. Não existe nenhuma versão paga com mais recursos. Qual seria a vantagem para a Neoway então?

“Os preços colocados pelos usuários servirão para formar uma base de preços de combustível que será disponibilizada para nossos clientes. Hoje, é muito difícil obter essa informação, já que o dono de cada posto escolhe o preço que vai cobrar”, explicou Mariana de Paula.

“Mas nosso objetivo principal é ajudar o consumidor. Queremos fazer com o preço do combustível o mesmo que o Waze fez com o trânsito”, completou Ralph Weigand, diretor de marketing da Neoway.

O Gazo está disponível para iOS (aqui) e para Android (aqui).

Fonte: Revista Exame

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']