Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Baixar CNH Digital sem o QR Code: veja como fazer


Por Mariana Czerwonka Publicado 10/09/2020 às 11h18 Atualizado 08/11/2022 às 21h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O cidadão que acabou de passar no exame prático, renovar a CNH ou solicitar a segunda via do documento, poderá baixar a CNH Digital antes de receber o documento em casa. Essa afirmação é do Denatran.

CNH DigitalFoto: Divulgação Detran/MG.

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está disponível para todos os condutores brasileiros e tem o mesmo valor da versão impressa. Esse serviço está acessível por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado gratuitamente na Google Play App Store.

A orientação inicial, ao baixar a CNH Digital, era que o cidadão só poderia obter o documento se tivesse acesso ao QR Code impresso na parte interna do documento físico. Porém, durante a pandemia, muitos Detrans não estão expedindo o documento físico e disponibilizam apenas a versão digital, como é o caso de São Paulo.

  “O Detran/SP alerta que, neste momento, não haverá impressão da CNH em papel. O documento estará disponível em sua versão digital para download no aplicativo “CDT – Carteira Digital de Trânsito”, informa o site do órgão.

Como fazer para solicitar a CNH Digital antes de ter o documento físico

O cidadão que acabou de passar no exame prático, renovar a CNH ou solicitar a segunda via do documento, poderá baixar a CNH Digital antes de receber o documento em casa. Essa afirmação é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Segundo o órgão, cabe ao condutor informar ao Detran do estado onde tem seu registro se deseja receber a CNH digital antes da física.

“Se assim o fizer, logo que o Detran realizar a transação de emissão da CNH, o Denatran, via RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados), vai encaminhar o e-mail automaticamente para o condutor com o código de segurança. Isso permitirá que o cidadão baixe a CNH na CDT antes de receber a física”, afirmou em nota.

Ainda conforme o Denatran, se não receber o código, é necessário que o condutor verifique se o e-mail informado está correto. Deve verificar também a caixa de spam.

“Qualquer CNH emitida depois de maio de 2017 virá com o QRCode e poderá ter a versão digital”, concluiu o Denatran.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

6 comentários

  • Eduardo calzada tamayo
    16/03/2023 às 19:18

    Boa noite tremenda falta de etica de respeito. Disseram para eu it a buscar a CNH depois de pagar o imposto nos detrans .já fiz todos os exames e todos os pagamentos. Marcaram para 10 de março e nada ,agora me falam que pode demorar até 30 dias e estou con pressa por que dependo da CNH para trabalhar ainda nem tenho a CNH digital .então me diga o que fazer por que nunca vi tanta burocracia. Isso acontece no poupatempo de ourinhos. São Paulo. Obrigado por me ler

    • José v Junio
      12/04/2023 às 13:56

      Paguei uma taxa para agendar horário para renovar a CNH no Poupa Tempi. Uma taxa de R$ 23.40 . Isso é um golpe não paguem é fraude. Saia dessa furada!

  • Bianca Pedrini
    03/07/2023 às 07:40

    “Se assim o fizer, logo que o Detran realizar a transação de emissão da CNH, o Denatran, via RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados), vai encaminhar o e-mail automaticamente para o condutor com o código de segurança. Isso permitirá que o cidadão baixe a CNH na CDT antes de receber a física”, afirmou em nota.
    Isso nao funciona, recebi o codigo de seguranca antigo e nao consigo baixar a cnh digital.

  • Erisvaldo da Silva braga
    03/09/2023 às 11:42

    Quero saber os números de registro da minha CNH

    • Mariana Czerwonka
      04/09/2023 às 08:04

      Erisvaldo

      Entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  • Vanderlei Miguel teles
    26/12/2023 às 19:00

    CNH

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *