Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de julho de 2024

Pimentel explica como serão as obras do Novo Inter 2 e que envolve 28 bairros à Banda B


Por Banda B Publicado 27/04/2023 às 09h41
Ouvir: 00:00

Os termos de autorização para a publicação da fase final de editais de licitação para obras do Projeto do Novo Inter 2, foram anunciadas pelo prefeito de Curitiba em exercício, Eduardo Pimentel, esta semana. Em entrevista ao vivo, nos estúdios da Rádio Banda B, o também secretário de estado das Cidades explicou como elas vão funcionar e falou sobre a importância do projeto para quem depende do transporte coletivo na capital.

Pimentel explica como serão as obras do Novo Inter 2 e que envolve 28 bairros à Banda B
Foto: Levy Ferreira/SMCS.

“São 11 editais, obras de requalificação asfáltica, macro e micro drenagem, calçadas com acessibilidade, iluminação em todo o entorno da Linha Inter II e da grande parte do Interbairros II, essa linha importante, de 28 bairros, que circula a cidade. Onde se passa tem Inter II, é uma das linhas mais carregadas do transporte coletivo”,

afirma Pimentel.

O vice-prefeito lembrou que farão parte dessa linha os ônibus elétricos. A compra dos veículos, inclusive, foi anunciada nesta quarta-feira (26), como lembrou Pimentel. “200 ônibus elétricos no valor de R$ 200 milhões.”

As obras do Novo Inter 2 somam mais de R$ 800 milhões, segundo Pimentel, e devem impactar diretamente na qualidade de vida dos passageiros. “Um investimento direto da cidade, para trazer conforto e agilidade, porque ela traz uma linha exclusiva pro transporte coletivo, sem tirar a linha do automóvel. Portanto, permanecendo uma integração de modais importantes.”

Cinco lotes

Cinco lotes dos 11 editais estão sendo preparados para este início das obras, após a fase de licitação. O primeiro lote, conforme Pimentel, é o binário da Rua Ulisses Vieira com a Rua Vital Brasil e um miniterminal no Santa Quitéria.

O segundo lote é um viaduto na Rua José Gomes de Abreu (uma nova alça perto dos shoppings Ventura e Palladium). Depois, a nova estação do Xaxim, para conexão com estação na Linha Verde com alargamento da Rua Francisco Derosso com a Avenida Brasília.

Vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
Foto: Banda B.

O quarto lote é um viaduto na divisa com Pinhais, com duas rotatórias na Avenida Victor Ferreira do Amaral com a Avenida João Leopoldo Jacomel. “Depois disso ainda tem o Ligeirão Leste-Oeste, que também sai de Pinhais, passando pelo Centro e acaba no Terminal do Campo Comprido. Em paralelo está tendo a obra do alargamento do viaduto do Tarumã, perto da Hípica”, descreveu Pimentel.

Por último, o vice-prefeito citou a requalificação da Rua Roberto Barrozo, para faixa exclusiva do Inter 2, que liga bairros como Mercês, Pilarzinho e Vista Alegre a Bacacheri, Cabral, Centro Cívico e Cristo Rei. E, ainda, a formação do binário da Rua Jacarezinho com a Rua Rosa Saporski.

“Essas obras de infraestrutura geram empregos, renda para a cidade de Curitiba e visam aumentar a agilidade da Linha Inter 2. Fazer menor tempo o percurso, para que a pessoa possa sair um pouquinho mais tarde de casa, chegar um pouquinho mais cedo, para ficar com sua família, poder estudar um pouquinho mais, ter mais tempo de lazer e esporte. No fim das contas, a prioridade é a qualidade de vida do cidadão lá na ponta”,

afirma Pimentel.

Os editais estarão abertos para concorrência de empresas em âmbito nacional até 1º de junho.

Mercado Municipal

Além destas obras, que vão mexer com muitos bairros da capital, o vice-prefeito de Curitiba falou sobre as obras de requalificação de dez quadras em torno do Mercado Municipal.

Ouça a entrevista com o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, abaixo:

Publicado primeiro por

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *