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Carro: revisão pode custar 100% a mais em concessionária 

O custo de um carro vai além do preço da compra na concessionária. E para não assustar o futuro cliente com esses gastos é comum que fabricantes de automóveis instaladas no Brasil recorram à política da chamada “revisão programada”, com preço fixo. Porém, em alguns casos, o valor serve apenas como referência de quão mais barato pode ser o serviço em uma mecânica que não seja a da concessionária.

O Terra consultou centros automotivos de São Paulo e do Rio de Janeiro para comparar o custo de alguns modelos. A revisão de 30 mil km do Volkswagen Gol, por exemplo, sai por R$ 344 na autorizada da marca e por R$ 225 em uma loja da zona oeste do Rio de Janeiro. Na mesma oficina, a revisão de 30 mil km do Uno custa R$ 266, enquanto na autorizada da Fiat o proprietário do modelo tem de desembolsar R$ 508.

Em uma loja na zona sul do Rio, a revisão de 20 mil km de um Nissan March sai por R$ 125. É cobrado R$ 299 pelo mesmo serviço em uma loja autorizada da fabricante japonesa.

Em uma oficina na zona oeste de São Paulo, a revisão de 10 mil km do Chevrolet Celta custa R$ 168 e vale R$ 176 na autorizada da fabricante americana. Ainda em São Paulo, agora na zona norte, o balconista se espanta com o valor de R$ 446 para a revisão de 20 mil km de um Renault Sandero. “Nossa, eles estão cobrando demais. Esse mesmo serviço aqui vai sair por R$ 340”, diz.

Serviços O tempo da revisão obrigatória, que inclusive valida a garantia do veículo, varia de acordo com cada montadora. Da mesma forma acontecem com os itens checados e substituídos em cada revisão. Para Paulo Roberto Garbossa, da ADK Automotive, as fabricantes é que têm a melhor noção do que deve ser revisado, pois desenvolvem extensos estudos e testes. “Acho que seguir o manual do proprietario é importante para fazer exatamento o que é recomendado pelo fabricante, mantendo assim o produto dentro da garantia”, opina.

Garbossa diz que não é possível determinar genericamente o que cada modelo deve trocar ao completar determinada quilometragem. “Acho que cada caso é um caso. E a troca de uma determinada peça ou componente depende de cada fabricante e do veículo”.

Mesmo assim, o consultor da Oficina Brasil Antonio Cesar Costa, diz que o motorista pode ter ideia de alguns itens básicos em cada revisão. Na primeira, por exemplo, os componentes essenciais a serem substituídos são o óleo do motor, o filtro de óleo e de combustível. “Esses são itens necessários. Outros itens que geralmente faltam em uma revisão de concessionária são o rodízio de pneus e o alinhamento, indicados a cada 10 mil km. Daí o motorista deve pagar por fora”, explica.

Como cada veículo tem suas características típicas de funcionamento, é possível constatar que certas marcas exigem a troca de determinadas peças já a partir da segunda revisão. A Fiat, por exemplo, diz que as velas de ignição devem ser trocadas aos 30 mil km, e o fluido de freio aos 45 mil km rodados. “Acho válida tais trocas. Eu indicaria as velas com 50 mil km, talvez até seja certo preciosismo da marca. Mas isso varia muito de veículo para veículo. O fluido, no entanto, deveria ser trocado a cada 15 mil km, pois pode se contaminar com vapor d’água e deteriorar as peças dos freios internamente”, diz Costa.

Outros itens como o filtro de ar-condicionado e o filtro do reservatório da partida a frio, que pedem para ser trocados nas revisões, são essenciais, de acordo com Costa. “O chamado filtro de pólen ou filtro do ar-condicionado é um filtro que influi na ventilação da cabine e deve ser trocado com regularidade. Já o filtro do reservatório aparece em carros flex, e como diz o nome, filtra o combustível injetado no motor. Também é importante a mudança desse componente”, analisa.

Ao longo do tempo, especialmente após os 30 mil km rodados, componentes como pastilhas de freio, freio de estacionamento, pneus e suspensão deveriam ser avaliados, já que podem ter sofrido desgaste ao longo da rodagem. “São partes muito importantes, mas esquecidas pelo motorista”, diz o especialista da Oficina Brasil.

Confira os preços das revisões de alguns modelos indicados pelas montadoras: Fiat Uno 1ª revisão – Aos 15 mil km Custo: R$ 172 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de ar 2ª revisão – Aos 30 mil km Custo: R$ 508 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar e velas de ignição 3ª revisão – Aos 45 mil km Custo: R$ 440 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar e fluido de freio

Volkswagen Gol 1ª revisão – Aos 10 mil km ou seis meses (o que acontecer primeiro) Custo: R$ 196 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível 2ª revisão – Aos 20 mil km Custo: R$ 196 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro de ar 3ª revisão – Aos 30 mil km Custo: R$ 344 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro do ar-condicionado, filtro do reservatório de partida a frio

Chevrolet Celta 1ª revisão – Aos 10 mil km Custo: R$ 176 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível 2ª revisão – Aos 20 mil km Custo: R$ 356 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro do ar-condicionado 3ª revisão – Aos 30 mil km Custo: R$ 416 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro do ar

Ford Fiesta hatch 1ª revisão – Aos 10 mil km ou seis meses (o que acontecer primeiro) Custo: R$ 192 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível 2ª revisão – Aos 20 mil km ou 12 meses (o que acontecer primeiro) Custo: R$ 248 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível e filtro do ar e separador 3ª revisão – Aos 30 mil km ou 18 meses (o que acontecer primeiro) Custo: R$ 392 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível

Renault Sandero 1ª revisão – Aos 10 mil km Custo: R$ 203 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível 2ª revisão – Aos 20 mil km Custo: R$ 446 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro do ar e filtro do ar-condicionado 3ª revisão – Aos 30 mil km Custo: R$ 389 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível

Citroën C3 1ª revisão – Aos 10 mil km Custo: R$ 267 Peças checadas/trocadas: óleo e filtro de óleo 2ª revisão – Aos 20 mil km Custo: R$ 459 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível 3ª revisão – Aos 30 mil km Custo: R$ 483 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro do ar-condicionado

Hyundai Tucson 1ª revisão – Aos 10 mil km Custo: R$ 183 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, anel de vedação e filtro de ar 2ª revisão – Aos 20 mil km Custo: R$ 268,82 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar, anel de vedação e filtro do ar-condicionado 3ª revisão – Aos 30 mil km Custo: R$ 300,98 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar, anel de vedação e filtro de combustível

Peugeot 207 1ª revisão – Aos 10 mil km Custo: R$ 228 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e anel de vedação 2ª revisão – Aos 20 mil km Custo: R$ 342 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar, anel de vedação, filtro de combustível e filtro do ar-condicionado 3ª revisão – Aos 30 mil km Custo: R$ 228 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e anel de vedação

Nissan March 1ª revisão – Aos 10 mil km Custo: R$ 149 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível 2ª revisão – Aos 20 mil km Custo: R$ 299 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível 3ª revisão – Aos 30 mil km Custo: R$ 249 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível

JAC J3 1ª revisão – Aos 2.500 km Custo: sem custo Peças checadas/trocadas: óleo 2ª revisão – Aos 5 mil km Custo: R$ 129 Peças checadas/trocadas: óleo e filtro de óleo 3ª revisão – Aos 10 mil km Custo: R$ 177 Peças checadas/trocadas: filtro de ar, filtro de combustível, filtro de óleo e óleo

Suzuki Grand Vitara 1ª revisão – Aos 10 mil km ou seis meses (o que acontecer primeiro) Custo: R$ 434 Peças checadas/trocadas: óleo, óleo do diferencial, filtro de óleo e anel de vedação 2ª revisão – Aos 20 mil km ou 12 meses (o que acontecer primeiro) Custo: R$ 495 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de ar e anel de vedação 3ª revisão – Aos 30 mil km ou 18 meses (o que acontecer primeiro) Custo: R$ 388 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e fluido de freio

Chery Face 1ª revisão – Aos 2.500 km Custo: R$ 153 Peças checadas/trocadas: filtro de óleo 2ª revisão – Aos 10 mil km Custo: R$ 168 Peças checadas/trocadas: filtro de ar e filtro de óleo 3ª revisão – Aos 20 mil km Custo: R$ 339 Peças checadas/trocadas: filtro de ar, filtro de combustível, filtro de óleo e velas de ignição

Mitsubishi Pajero TR4 1ª revisão – Aos 10 mil km ou seis meses (o que acontecer primeiro) Custo: R$ 394 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível 2ª revisão – Aos 20 mil km ou 12 meses (o que acontecer primeiro) Custo: R$ 469 Peças checadas/trocadas: filtro de óleo, filtro de combustível e velas de ignição 3ª revisão – Aos 30 mil km ou 18 meses (o que acontecer primeiro) Custo: R$ 394 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de combustível

BMW 118i 1ª revisão – Aos 10 mil km Custo: R$ 550 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo e filtro de ar *A BMW não informa os itens que deverão ser trocados, e nem os valores das revisões seguintes

Mercedes-Benz C 180 Turbo 1ª revisão – Aos 8 mil km Custo: R$ 635 Peças checadas/trocadas: óleo e filtro de óleo 2ª revisão – Aos 16 mil km Custo: R$ 1.390 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, óleo de freio, filtro de carvão ativado e filtro de ar 3ª revisão – Aos 24 mil km Custo: R$ 635 Peças checadas/trocadas: oléo e filtro de óleo

Smart fortwo 1ª revisão – Aos 8 mil km Custo: R$ 671 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de carvão ativado e filtro de ar 2ª revisão – Aos 16 mil km Custo: R$ 965 Peças checadas/trocadas: óleo, filtro de óleo, filtro de carvão ativado, filtro de ar, óleo de freio e pilha da chave de ignição *A Mercedes-Benz não forneceu dados da terceira revisão do Smart.

FONTE: PB Agora


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