Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Antes do feriado, Detran promove mutirão do exame prático


Por Assessoria de Imprensa Publicado 09/10/2023 às 11h00
Ouvir: 00:00
Mutirão exame prático
O Detran-MS fará um mutirão que vai ofertar 865 vagas para exame prático nas categorias A, B, C, D e E. Foto: Rachid Waqued/ Detran-MS

Para finalizar cerca de 57 mil processos de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) em andamento, entre eles 20,1 mil que precisam ser concluídos até 31 de dezembro deste ano, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) fará nesta semana, um mutirão que vai ofertar 865 vagas para exame prático nas categorias A, B, C, D e E. 

Nesta segunda-feira (9) serão disponibilizadas 400 vagas para exames na categoria B, sendo 200 por período. Na terça-feira (10) o período matutino será para 200 vagas da categoria A. Durante à tarde serão: 200 vagas na categoria B, 10 vagas na categoria C, 30 para a categoria D, e 25 para a categoria E. 

O agendamento para os CFCs (Centro de Formação de Condutores) começou na última sexta-feira (06) e a expectativa é que se preencha todas as vagas.

“Diante da demanda represada da pandemia e mais os processos iniciados em 2023, o mutirão de atendimento foi uma forma que o Detran encontrou de possibilitar que esses candidatos se organizem junto aos CFCs para fazerem o exame prático”, avalia Lina Zeinab, chefe da Divisão de Exames. 

Prorrogação do Contran

Embora um processo de CNH tenha duração de 1 ano para conclusão de todas as etapas, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) prorrogou o prazo dos processos iniciados entre 2019 a 2022. Eles, obrigatoriamente, devem ser concluídos até 31 de dezembro de 2023. 

Os processos da pandemia em andamento são: 10,5 mil que precisam passar pelo exame prático de carro. Além disso, outros 9,6 mil para o exame de moto. Já os processos iniciados este ano, são 7,2 mil na fase de agendamento do exame prático de categoria A (moto) e 10,2 mil na categoria B (carro). 

O próximo mutirão de atendimento para exame prático está previsto para os dias 30 e 31 de outubro, e 1 de novembro. Porém o Detran-MS recomenda que os futuros condutores não deixem para última hora, pois há risco de não conseguirem vaga diante da demanda.

Rotina

Atualmente, disponibiliza-se semanalmente uma média de 1 mil vagas para exame prático na Capital, para as categorias A e B. Além disso, reserva-se uma tarde de um dia da semana para C, D e E. É possível aumentar ou reduzir esse quadro de vagas, aberto toda sexta-feira para agendamento dos CFC´s, conforme a equipe de examinadores disponível.

Para os meses de outubro, novembro e dezembro o Detran prevê a oferta de vagas para todos os sábados no período matutino e vespertino. Além disso, nas semanas sem deslocamento de rotas para o interior, haverá a ampliação do quantitativo de vagas para oportunizar o atendimento.

O Detran-MS realiza, em média, 9 mil exames práticos por mês em todo Estado. Entre os meses de janeiro a agosto deste ano, foram aproximadamente 72 mil exames práticos.

Planejamento

Devido ao volume de processos de primeira habilitação com prazo de conclusão para 31 de dezembro de 2023, assim como visando proporcionar que os CFC´s se programem e auxiliem no processo, o Detran-MS divulga previsão de aplicação de exames práticos de categoria B, aos sábados, das 07h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, nos meses outubro, novembro e dezembro. 

O Detran-MS informa ainda, que nas semanas em que não houver deslocamento da banca examinadora para atendimento no interior serão realizados mutirões de atendimento na Capital, com previsão de disponibilização de 300 vagas por dia. Deste modo, a Divisão de Exames pede a colaboração dos CFC´s para que agendem o máximo de candidatos nos dias 09, 10, 30 e 31 de outubro, e no dia 01 de novembro.

As informações são de Mireli Obando, do Detran-MS

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *