Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de julho de 2024

Aula teórica remota pode ser importante ferramenta de aprovação na 1ª habilitação

Existe uma série de fatores que podem auxiliar na aprovação do candidato ao fazer a aula teórica remota para tirar a CNH. Veja quais.


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/09/2023 às 08h15 Atualizado 18/09/2023 às 09h38
Ouvir: 00:00
Aula teórica remota aprovação
Como todo processo de ensino aprendizagem, a possibilidade de estudar em casa para tirar a CNH traz uma série de vantagens desde que seja aproveitada da melhor maneira possível. Foto: Reprodução

Em abril de 2020, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) liberou a realização das aulas teóricas do curso de formação de condutores na modalidade de ensino remoto. O objetivo foi permitir a continuidade das aulas e o funcionamento dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) durante a pandemia da Covid-19.

Quando a aula teórica remota entrou em vigor, veio junto uma série de dúvidas: como seria a implementação nos Departamentos Estaduais de Trânsito, a adaptação (tanto para os alunos como para os instrutores), a aprovação e a efetividade da modalidade de ensino. Enfim, três anos depois, com a aula teórica remota consolidada em praticamente todo país, é possível tirar algumas conclusões e analisar um cenário prático mais consistente.

Como todo processo de ensino aprendizagem, a possibilidade de estudar em casa para tirar a CNH traz uma série de vantagens, desde que seja aproveitada da melhor maneira possível. Para isso, o aluno deve procurar instituições sérias e comprometidas com a educação de trânsito. Assim como, precisa se mostrar empenhado em aprender e aproveitar cada minuto da aula para que possa se tornar, além de um bom motorista, um bom cidadão.

Plataforma de ensino remoto

Por outro lado, a plataforma de ensino de aula remota deve auxiliar e contribuir com esse momento, além de fornecer ao instrutor todas as ferramentas para que ele consiga exercer sua função da melhor maneira possível.

De acordo com o instrutor César Alexandre, que já se ambientou à utilização do modelo de ensino, a plataforma escolhida faz toda diferença.

“Já tive outras experiências, pois estou ministrando aulas teóricas remotas desde o início da regulamentação. A que estou usando atualmente me possibilita um contato mais ágil com o aluno e uma rapidez em todos os processos, que faz toda a diferença”, afirma.

Os alunos também se beneficiam dessa agilidade e de outros diferenciais. “A aula teórica remota é mais eficaz e ajuda no meu desempenho”, pontua o aluno David, que está tirando a habilitação.

Referência

Para ter garantida a qualidade da aula, tanto na modalidade teórica quanto na presencial, é muito importante que as empresas que oferecem os serviços sejam credenciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Isso vale para o CFC e para a empresa responsável pela plataforma de ensino da aula teórica remota. Tomando essas precauções, o aluno evita muitas surpresas desagradáveis ao longo do processo.

Silvia Maier, diretora da Tecnodata Educacional, explica que a empresa desenvolveu uma plataforma de ensino remoto com a mesma qualidade com que elaborou os materiais didáticos que hoje são referência neste mercado.

“Eu enxergo uma série de vantagens para os CFCs, como por exemplo, colocar alunos de várias filiais em uma mesma turma, oferecer o sistema híbrido de ensino e montar turmas de curso teórico maiores. E o aluno, a meu ver, é o maior beneficiado nesse sistema”, conclui.

Assista a reportagem especial do Portal do Trânsito sobre a aula teórica remota:

Dicas para o aluno ter um bom rendimento e aprovação com a aula teórica remota

É claro que não adianta realizar o melhor curso teórico disponível se o aluno não entender a importância dessa etapa em seu processo de formação como condutor de veículo automotor.

Conforme Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, um erro comum do candidato é encarar essa importante fase como um obstáculo para se obter a CNH. “Aprende-se a dirigir apenas uma vez, mas o conhecimento servirá para a vida toda. Por isso, o aluno deve aproveitar para fazer bem-feito”, garante.

Para auxiliar nessa etapa, o Portal do Trânsito reuniu algumas dicas para o aluno ter um bom rendimento com as aulas remotas no curso de formação de condutores.

Preparar um local de estudos em casa

O primeiro passo para acompanhar as aulas remotas no curso de formação de condutores, assim como em qualquer outro, é escolher um local na casa para estudar. Seja um quarto ou um cantinho em algum cômodo, é importante arrumar uma mesa e uma cadeira para deixar o computador, apostila, blocos de anotações, canetas e outros materiais.

Estudar num ambiente confortável e organizado propicia um melhor aproveitamento desse momento.

Fazer um plano de estudos

Uma dica para auxiliar na rotina de aprendizagem é organizar um plano de estudos. O candidato deve fazer uma planilha para anotar em que dias e horários terá aulas. Além disso, separar os momentos destinados para estudo das disciplinas ministradas no curso teórico. Uma forma de estudar é fazer leituras de temas específicos relacionados ao trânsito e também resolver questões de simulados de provas.

Outra orientação é escolher os horários de estudo conforme o momento do dia em que houver maior disposição. Algumas pessoas têm mais facilidade de estudar de manhã, outras à noite. O importante é o aluno separar um momento do dia para reforçar o que viu durante as aulas teóricas remotas.

Dúvidas nas aulas remotas? Sempre pergunte ao instrutor

Por mais que exista o computador entre o aluno e o instrutor, o candidato não deve deixar passar se ficar com dúvidas sobre algum tema.

No caso das aulas remotas, que acontecem ao vivo, é possível pedir o esclarecimento no momento da explicação. No entanto, se esse momento passar, é possível procurar os canais de contato na plataforma de ensino e apresentar suas dificuldades o quanto antes. Dessa forma, o professor poderá auxiliar.

Usar a tecnologia como aliada

As aulas remotas permitem que o candidato estude no conforto da sua casa. Ou seja, sem precisar gastar tempo nem dinheiro se deslocando até um CFC. Por isso, é importante enxergar a tecnologia como uma aliada para os estudos.

Um conselho importante, nesse caso, é investir em uma internet de qualidade para acessar as aulas ao vivo e carregar vídeos com tranquilidade.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *