Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran abre vagas para curso gratuito de instrutor e examinador de trânsito

Curso será ministrado pela Escola Pública de Trânsito da autarquia. Estão previstas inicialmente 70 vagas. Edital com orientações aos interessados será lançado na próxima semana.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 03/05/2024 às 15h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
curso gratuito instrutor
Detran-GO abre 70 vagas para curso gratuito de instrutor e examinador de trânsito. Foto: Detran/GO

Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) divulgou que vai abrir vagas para curso gratuito de instrutor e examinador de trânsito. O objetivo, segundo o órgão, é ampliar o quadro de profissionais capacitados para a aplicação de exames práticos de direção para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mudança ou adição de categoria.

Curso gratuito de instrutor e examinador de trânsito

O anúncio de abertura das inscrições foi feito pelo presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, no início da semana. O curso será ministrado pela Escola Pública de Trânsito da autarquia e estão previstas inicialmente 70 vagas. O lançamento do edital com as orientações aos interessados acontecerá na próxima semana.

Os interessados devem apresentar certificado de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação. Os selecionados terão que pagar somente a taxa de averbação do curso de examinador, no valor de R$ 37,14. A carga horária será de 208 horas. A primeira turma tem o início das aulas previsto para junho.

Atualmente, há carência de profissionais qualificados para o segmento. O Detran-GO aplica cerca de 30 mil exames práticos por mês. Realizam-se, mensalmente, cerca de 120 bancas examinadoras em pouco mais de 90 municípios.

O objetivo, conforme o presidente, é universalizar a atividade, levando bancas examinadoras a todos os municípios e, consequentemente, reduzindo o custo da CNH para os candidatos.

Quem pode se candidatar

Para participar do curso de examinador oferecido pelo Detran-GO, o candidato, entre outras coisas, deve:

  • ter, no mínimo, 21 anos;
  • ter CNH expedida pelo Detran-GO, com, no mínimo, 2 anos de experiência como condutor;
  • ter certificado de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação;
  • não ter cometido nenhuma infração de natureza gravíssima nos últimos 12 meses;
  • não estar cumprindo penalidade de suspensão do direito de dirigir e, quando cumprida, ter decorrido 12 meses;
  • não estar cumprindo penalidade de cassação do direito de dirigir e, quando cumprida, ter decorrido 24 meses de sua reabilitação.

Credenciamentos

“Hoje, não temos condições de aumentar o número de bancas. Mal estamos conseguindo atender a demanda”, pontua Delegado Waldir ao lembrar outras ações que a autarquia vem desenvolvendo para ampliar o número de bancas.

Nos próximos dias, o órgão lançará o edital que possibilita o credenciamento de empresas para ministrar o curso de examinador.

Examinador de trânsito

Na última segunda-feira (29/04), a autarquia abriu as inscrições para o credenciamento de examinadores de trânsito. Elas ficarão abertas por tempo indeterminado. Os interessados deverão enviar a documentação completa para o e-mail: comissao.processoseletivo@detran.go.gov.br. A remuneração acontecerá de acordo com a produtividade, com teto fixado em R$ 6.380.

Os candidatos devem:

  • ter o curso de examinador de trânsito;
  • ter habilitação há no mínimo dois anos, na categoria superior ou igual a que pretende avaliar;
  • apresentar documentação conforme o edital
  • e passar por curso de atualização do Detran-GO.

Após o processo, aqueles que estiverem aptos terão de fazer um treinamento prático.

O credenciamento de examinadores se destina a pessoas físicas que tenham o curso de examinador de trânsito nos termos regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito e averbado pelo Detran-GO.

O candidato deve:

  • ter, no mínimo 21 anos;
  • curso superior completo em qualquer área de formação;
  • e ter habilitação há dois anos ou mais na categoria a se examinar.

É desejável que o candidato seja intérprete de Libras.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *