Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de julho de 2024

Detran anuncia revisão de 5 mil questões do exame teórico para 1ª habilitação

Banco de questões do Detran/AL passou por readequação, adotando uma linguagem mais simples e objetiva.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 28/09/2023 às 13h30
Ouvir: 00:00
Questões do exame teórico
Os candidatos que estão no processo de obtenção da ACC ou da CNH precisam realizar o exame teórico com 30 questões. Foto: monkeybusiness para Depositphotos

As equipes do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) revisaram todo o banco de questões relacionadas ao exame teórico para os candidatos que estão em busca da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do órgão estadual, Marco Fireman, durante entrevista concedida ao programa Jornal da Manhã, na rádio Jovem Pan, na última terça-feira (26).

O banco de questões do Detran tem cinco mil perguntas, e todas passaram por um processo de revisão e readequação para tornar a linguagem mais acessível. Os candidatos que estão no processo de obtenção da ACC ou da CNH precisam realizar o exame teórico com 30 questões. Elas estão divididas com os seguintes temas: Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Cidadania e Mecânica Básica.

Conforme o diretor-presidente do Detran/AL, Marco Fireman, o intuito de essa revisão foi também o de promover inclusão. Assim, tornando o exame mais pedagógico, com questões mais objetivas.

“Quando fizemos a análise das perguntas, identificamos que a linguagem utilizada não garantia a nivelação do entendimento. Por isso, a partir de agora, as questões passarão a ter uma linguagem mais simples. Os textos se tornaram mais fáceis de ler e, consequentemente, mais fáceis de entender”, disse Marco Fireman.

Regionalização

Durante a entrevista, o diretor-presidente do Detran/AL também falou sobre as ações de regionalização da banca examinadora. Elas estão sendo ampliadas para os municípios onde o órgão possui Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).

De acordo com Marco Fireman, os candidatos já podem fazer provas práticas em 14 municípios e os exames teóricos estão sendo ampliados aos poucos. “Estamos empenhados em aproximar, cada vez mais, os serviços do Detran dos alagoanos. Dessa forma, para que eles possam fazer as provas teóricas e práticas, ou mesmo resolver qualquer questão, mais próximo de casa. Não sendo preciso se deslocar para Maceió ou Arapiraca”, afirmou.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *