Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de julho de 2024

Detran ofertou mais de 46 mil vagas de cursos de reciclagem em 2012


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/12/2012 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h54
Ouvir: 00:00

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) ofertou aos cidadãos paranaenses 46.419 oportunidades de realizar o curso de reciclagem, de janeiro a novembro deste ano. Foram realizados mais de 1,3 mil cursos, que ofereceram 23.095 vagas em Curitiba e 23.324 no interior do Estado. “As vagas são abertas de acordo com a demanda de motoristas suspensos que procuram o Detran para regularizar a situação. A disponibilização de turmas extras depende da demanda em determinada região do estado”, explica o coordenador de Educação para o Trânsito do departamento, Juan Ramon Soto Franco.

Atualmente, o Detran conta com 101 instrutores, servidores da autarquia, que ministram o curso de reciclagem em todo o Paraná. Desde o início deste ano, também é possível participar da reciclagem nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). Ao todo, 224 autoescolas já estão credenciadas para oferecer as aulas.

“A autorização para que os CFCs ofertem o curso de reciclagem proporcionou aos cidadãos paranaenses novas alternativas. O credenciamento dessas instituições permitiu ampliar a oferta de vagas, locais, datas e horários dos cursos, que continuam sendo disponibilizados também pelo Detran”, afirma o diretor-geral, Marcos Traad.

O Detran alerta para o grande número de motoristas que faltam ao curso depois de inscritos. Em 2012, as faltas aumentaram quase em 100%. Neste ano, mais de 3,4 mil vagas ficaram ociosas e deixaram de ser repassadas a outros candidatos. Enquanto que em 2011 foram apenas 1.725.

Curso

É obrigatório para condutores que tiveram a carteira de habilitação suspensa, seja pelo acúmulo de 20 pontos em infrações, ou por suspensão direta. A notificação da suspensão é entregue pelos Correios e o motorista tem 30 dias para se apresentar ao Detran e entregar sua carteira de habilitação. O condutor fica proibido de dirigir até cumprir o prazo de suspensão e participar das aulas.

O curso de reciclagem tem duração de 30 horas-aula e abordada temas relacionados à direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito e relacionamento interpessoal. A taxa cobrada é de R$ 88,74.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *